SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma obra da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) perfurou uma tubulação de gás e causou um incêndio em um apartamento na região central de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (3).

Um homem de 47 anos que morava no 9º andar de um prédio na rua Carmelitas, na Sé, teve 90% do corpo queimado. Outra mulher também passou mal ao inalar grande quantidade de gás.

Por meio de nota, a Sabesp confirmou que o incêndio foi provocado quando um grupo de funcionários da companhia fazia a troca da rede de água na rua Tabatinguera, próxima à rua Carmelitas. “A obra acabou atingindo a rede de gás”. “Imediatamente a equipe acionou a Comgás para o fechamento [da rede]”.

A Sabesp lamentou o acidente e disse que “vai colaborar com a apuração do caso assim como na prestação de assistência às vítimas.”

Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram o morador, apagaram o fogo no apartamento dele e fizeram o isolamento da rede de gás afetada, que pertence à Comgás.

Com 90% do corpo queimado e com as vias aéreas comprometidas, o morador foi encaminhado para o pronto-socorro da região central.

Segundo Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a primeira suspeita é de que o incêndio no apartamento ocorreu porque o gás —que é mais leve que o ar e sobe com mais facilidade— pode ter se acumulado dentro do apartamento e, com uma possível faísca, provocado o fogo.

Como o vazamento percorreu toda a tubulação e há risco de novos focos de incêndio, 12 viaturas e 40 da corporação permanecem no local.

Por causa do acidente, a CET bloqueou a rua Tabatinguera junto à praça Dr. João Mendes, e a rua Frederico Alvarenga nas proximidades da rua Alexandria. Não há previsão para a liberação das vias.

Segundo a Comgás, as causas do acidente estão sendo apuradas. Uma equipe da empresa também permanece no local fazendo os reparos na rede.