Rodrigo Fonseca/CMC – Picolo: “presidente dos 38”

O vereador Sabino Picolo (DEM) tomou posse nesta segunda-feira (4) como presidente da Câmara Municipal de Curitiba, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Rafael Greca. No discurso de posse, Picolo, que assume o cargo pela segunda vez, prometeu ser o “presidente dos 38 vereadores”.
Ele lembrou que a composição da nova Mesa Diretora da Câmara conta com representantes do MDB, de filiados ao partido do governador Ratinho Júnior (PSD) e (da base) do prefeito. “Curitiba está amplamente representada nessa Mesa”, afirmou.

Greca – que também fez um balanço dos primeiros dois anos de seu mandato – reafirmou que está trabalhando para que o reajuste da tarifa de ônibus, que deve ocorrer ainda neste mês, seja o menor possível. O prefeito lembrou que ainda está negociando com o governo Ratinho Jr a manutenção do subsídio do Estado ao transporte coletivo da Capital e região metropolitana, e que por isso, ainda não tem como dizer qual será o novo valor da tarifa, hoje de R$ 4,25.

O prefeito destacou ainda que a prefeitura está com as contas em dia. “(Estão) pagos todos os salários, incluindo os décimos terceiros adiantados, todos os fornecedores, convênios, dívidas e – o que é raridade no Brasil – até os precatórios judiciais. Tudo pago, rigorosamente em dia”, lembrou.

Greca informou que a prefeitura quitou R$ 9,7 milhões referentes às horas extras dos servidores que, segundo ele, estavam atrasadas desde a gestão anterior. “Somos a única cidade do Brasil com Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal e despesas com previdência incluídas na lei orçamentária”, disse.

Picolo comentou que Curitiba tem melhorado a olhos vistos nesta gestão. “As pessoas estão vendo que a cidade mudou, com as ações de revitalização e o cumprimento do plano de obras”, disse o novo presidente da Câmara.