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Segundo um estudo realizado pelo site Abri, os canais de atendimento via telefone das maiores redes de lojas do Brasil receberam um aumento na procura de até 175% em comparação o final de semana anterior à Black Friday.

Entre as três empresas com os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) mais procurados, estão Shoptime (175%), Kabum (152%) e Americanas (141%).

Ainda no topo do ranking de solicitações, Casas Bahia apresentou um aumento expressivo de 116%. Ponto Frio e Magazine Luiza também ultrapassaram a casa dos 90% de aumento, com 94% e 93%, respectivamente.

Amazon Brasil ficou em sétimo lugar, com 83% de aumento nas buscas, a loja Riachuelo em 8º (35%), Decolar em 9º (25%) e Mercado Livre em 10º (22%), completando a lista de empresas mais solicitadas.

Em um cruzamento com informações divulgadas pelo Reclame Aqui, que registrou mais de 9 mil reclamações em sua cobertura da Black Friday, a maioria das empresas que tiveram seus telefones buscados foram também as mais reclamadas durante o período.

O marketplace terceirizado das Lojas Americanas teve o maior número de registros, com 471, enquanto sua loja online ficou em 4º (289).

Kabum ficou em segundo lugar, com 306 reclamações, a loja online da Magazine Luíza em 3º (292), Casas Bahia em 5º (256), a Ame Digital em 6º (207), Riachuelo em 7º (170), iFood em 8º (164) e Lojas Renner em 9º (158) e o marketplace terceirizado da Submarino, ficou em 10º (148).

O Abri aponta ainda que este aumento pela procura por um telefone de atendimento frente ao número de reclamações recebidas não é incomum em períodos de maior movimentação de vendas, em especial no e-commerce.

Por fim, a plataforma afirma que grande parte destas reclamações se deve justamente à dificuldade de contatar os SACs das empresas, e é quando o consumidor costuma buscar outros meios para registrar suas queixas, sendo os portais de reclamação a primeira alternativa.

As informações são do Abri.