O sistema de consórcio é uma forma que pessoas físicas ou jurídicas têm de entrar no mercado consumidor. A formação de consórcio tem como objetivo a formação de poupança comum, destinada à aquisição de bens como, imóveis, veículos, viagens entre outros. Isso significa que, nesse grupo, os membros do consórcio contribuem conjuntamente com recursos em parcelas mensais e formam um fundo, e todos esses membros podem usar parte desse fundo por meio de sorteio ou lances para a obter bens ou serviços.

Como funciona um consórcio?

Agora que você sabe o que é um consórcio, vamos entender como ele funciona:

  1.       Contratação do plano: Ao entrar em contato com a administradora, você pode aderir o plano de consórcio que melhor se adequa aos seus objetivos e necessidades. A duração do contrato, o valor da carta de crédito e o número de prestações são determinados neste momento. Em seguida, o participante, denominado consorciado, receberá um número que funcionará como a sua “identidade” durante todas as reuniões ou assembleias.

 

  1.       Parcelas: O valor optado na fase anterior (contratação do plano) será parcelado no prazo de pagamento determinado no momento da assinatura do contrato. Os membros pagam parcelas mensais e formam um saldo em dinheiro para que um ou mais membros do grupo sejam contemplados naquele mês.

 

  1.       Assembleia: A primeira reunião somente será realizada após o administrador ter reunido um mínimo de membros. Após a primeira reunião, será realizada uma reunião a cada mês. Existem duas formas de contemplação ao consórcio: sorteio ou lance. Vale ressaltar que todos os integrantes do grupo receberão suas cartas de crédito até o final do contrato.

 

  1.       Contemplação: Este é o momento que os integrantes do consórcio mais desejam. Afinal, é nele que os integrantes passam a ter direito de usar a carta de crédito para fazer a tão desejada compra.

 

  1.       Aquisição do bem: Com uma carta de crédito, os participantes do consórcio podem escolher os bens que desejam comprar em sua categoria de grupo. O crédito equivale a dinheiro, portanto o beneficiário tem maior poder de barganha no momento da compra. Ou seja, ele comprará o item pelo valor integral e continuará parcelando.

 

  1.       Término do plano:  Quando o integrante acabou com suas obrigações e direitos relacionados ao grupo, afinal, ele pediu a carta de crédito e pagou todas as parcelas.

Tente ser contemplado mais rápido: veja o que é lance

 

Uma maneira de ser contemplado é por meio de lances. Portanto, se você não for contemplado no sorteio, ainda poderá receber uma carta de crédito. O lance nada mais é que apresentar um valor maior para receber uma carta de crédito antes do sorteio. Existem variados tipos de lances:

 

  •          Lance livre: o membro oferece a quantia que deseja e a maior quantia o conduz a uma carta de crédito;

  •          Lance fixo: a administradora determina por si só o valor do lance e fórmula regras como em um sorteio para escolher entre os membros que oferecem os lances;

  •          Lance embutido: quando o valor do lance é obtido por meio da carta de crédito, ou seja, o valor do lance é desalocado do valor da carta de crédito;

  •          Utilização do FGTS para lances: quando o participante disponibiliza o FGTS na forma de lance, mas só é válido para a compra de imóveis (por exemplo, não de veículos).

 

Agora que você sabe um pouco sobre o funcionamento do consórcio, faça uma simulação e veja os seus benefícios.