Freepik

Encontrar uma boa clínica de recuperação em São Paulo ou até mesmo no Paraná, não é uma tarefa fácil. Encontrar uma opção confiável que de fato possua documentação, e seja completa requer uma busca minuciosa. A unidade deve sobretudo contar com equipe experiente e capacitada para tratar dependência química, alcoolismo e comorbidades. A Bella Clinic está nesse mercado há uma década, com papel de facilitar a busca por clínicas.

Antes de começarmos a falar sobre as opções em clinica de recuperação, vamos de fato explicar o que é e como funciona uma clínica de recuperação / clínica de reabilitação. A dependência química de fato é uma doença, reconhecida pela OMS. A dependência química é uma doença biológica, psicológica e social que requer tratamento abrangente, entenda um pouco mais abaixo. Além de ser uma doença biológica, psicológica, emocional com características que são sobretudo comportamentais, ela é de fato uma doença social. Destrói laços, afasta pessoas, prejudica o desempenho profissional e acadêmico do dependente químico, mas também, sobretudo, pela vulnerabilidade social a qual expõe quem sofre dessa doença e sua família. A co-dependência, deve ser levada a sério, também precisa ser abordada, afinal os familiares também sofrem com o processo todo, tanto na adicção ativa como na recuperação. Doença progressiva, que deve ser estacionada, incurável, ou seja, não possui cura, e que pode ser fatal. Ela pode, sobretudo trazer prejuízos a vida do paciente e de todos os familiares que o rodeiam.

Quando a doença não é estacionada, pode, contudo, progredir a uma piora constante, tanto no que diz respeito as doses como também ao grau de dependência, que de fato pode ocasionar, por uma série de consequências, além de prejuízos a saúde, nas relações, finanças e tantos outros aspectos afetados por essa doença.

Fatal, isso significa não só que a doença oferece riscos à saúde, mas também quando pensamos na vulnerabilidade social, exposição a situações de risco, crimes, e meios ilegais de conseguir o o recurso para o uso da substância – pequenos delitos como furtos, roubos, prostituição, tráfico de drogas. Por tudo isso devemos entender que a vida do dependente químico é de fato devastada pelo uso abusivo de drogas e álcool. Para conseguir ferramentas de ajuda, antes de escolher a melhor opção em clínica de reabilitação em São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil, é preciso observar os comportamentos.

O dependente químico, quando começa a de fato a fazer o uso abusivo de drogas e álcool começa a apresentar algumas mudanças comportamentais muito marcantes, listamos algumas:

Baixo desempenho em suas atividades de rotina

Irritabilidade constante

Sono e apetite desregulados

Afastamento social

Compulsão

Obsessão

Onipotência

Negação

Desonestidade

Entenda de fato quem é o dependente químico.

O dependente químico é aquele que não tem controle sobre o uso de qualquer substância que altere seu humor. É o indivíduo que não consegue sobretudo reconhecer que perdeu o controle de sua vida, e por consequência não percebe que é portador de uma doença. Ainda que a situação em toda a sua vida esteja descontrolada e que qualquer pessoa possa enxergar, ele não consegue ver dessa forma. O dependente químico possui uma doença crônica, ou seja, não há cura para a dependência química, apenas tratamentos. A dependência química afeta todas as áreas da vida do dependente químico. Porém, ainda que não possua cura, quando diagnosticada, a dependência química precisa de um tratamento amplo e adequado, com objetivo de melhorar em todos os aspectos por ela afetados, e sobretudo, fazer com que o dependente químico possa ser reinserido na sociedade de uma forma mais saudável e menos prejudicial tanto para si quanto para os outros que o cercam.

O dependente químico apresenta dependência física e psíquica gerada pelo uso abusivo de drogas e álcool. A intenção do dependente químico no uso abusivo de drogas e álcool, busca por um alívio em suas emoções e sentimentos. Busca de fato anestesiar angústias, dores e frustrações, usam por essa razão, pela necessidade psíquica ou simplesmente por gatilhos emocionais.

O dependente químico e o alcoólatra, possuem não só dificuldade de controle sobre o uso como inabilidade de conter seus comportamentos ou até mesmo de notá-los. isso também acontece devido ao consumo excessivo e contínuo de determinada substância a qual foi geradora da sua dependência química, ele não tem, sobretudo, a compreensão de fato que esse consumo de drogas e álcool excessivo, pode causar graves consequências em sua vida.

É assim, portanto, que a dependência química é de fato considerada uma doença crônica, a qual é multifatorial, e que ainda, pode de fato ser fatal caso não seja estacionada ou não haja o devido cuidado e tratamento adequado de fato em clínica de recuperação em São Paulo, ou em qualquer lugar do Brasil, ou até mesmo, tratamento ambulatorial. É importante lembrar que a dependência química pode causar uma série de doenças, além de ser porta de entrada para muitos outros problemas de saúde Deste modo, pode estar relacionada a um determinado tipo de droga ou a um conjunto delas, as chamadas comorbidades. A dependência química, como já mencionamos acima, é reconhecida como doença pela (OMS) Considerada como um transtorno psiquiátrico de acordo com a classificação internacional de doenças (CID 10).

O que é dependência química?

A dependência química é uma doença que possui características que estão ligadas com muitos fatores Complexos, como as características psicológicas, emocionais, comportamentais, que são de fato íntimas para cada indivíduo, mas que sobretudo possuem muitas características que são semelhantes entre os dependentes químicos, de forma geral.

Existem algumas características próprias do comportamento de um adicto, no entanto, que precisam ser avaliadas periodicamente. O tratamento, todavia, deve ser feito de uma maneira personalizada, a abordagem para cada indivíduo será diferente, em busca de uma mudança abrangente em todos os aspectos de sua vida.

Conheça muitas opções boas em clínicas de recuperação em SP, no Paraná e em todo o Brasil com o grupo Bella Clinic.

A esperança e a boa vontade são armas poderosas no combate a dependência química e o alcoolismo.