RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Dois carros de passageiros abandonados há várias décadas foram resgatados em Barra Bonita (SP) e serão recuperados numa oficina de uma associação de preservação ferroviária em Minas Gerais.


A transferência dos carros foi possível após, no início do ano, a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) ter obtido a cessão dos dois vagões por meio de um leilão. Até então, pertenciam à Prefeitura de Barra Bonita.


Parados nas últimas décadas, os dois vagões foram vítimas da ação do tempo e também de vandalismo, já que um dos carros sofreu um incêndio parcial.


No passado, os dois vagões, fabricados pela alemã Anheuser-Busch, pertenceram à Estrada de Ferro Sorocabana. Sua importância histórica se deve, segundo o presidente da ABPF, Bruno Crivelari Sanches, à raridade de se encontrar atualmente carros de passageiros fabricados com madeira.


“São antigos e peças raras hoje em dia, têm que ser preservados. Os carros de madeira hoje estão acabando e os poucos que sobraram são os que estão com entidades preservacionistas”, afirmou Sanches.


A remoção foi feita em abril. Os vagões foram içados e colocados nas carretas que, da cidade do interior paulista, foram levados para São Lourenço, cidade mineira distante 480 quilômetros.


Na oficina da ABPF em Minas, os carros passarão por recuperação completa para que possam ser colocados em operação na ferrovia.


Em São Lourenço, a ABPF tem uma oficina para reformar e fazer a manutenção de carros de passageiros, além da construção de novas cabines para locomotivas.