
A chuva que atingiu o estado na semana passada está muito longe de ser a suficiente para por fim a crise hidríca pela qual passa o Estado. Por conta disso, a Saepar divulgou a nova tabela do rodizio do desabastecimento que vale até a próxima quinta-feira, 28 de maio, para Curitiba e toda a Região Metropolitana. A retomada em algumas localidades está prevista para o sábado (30).
Desde 18 de maio, a área do rodízio foi ampliada, segundo a companhia. Também houve antecipação do horário inicial do rodízio, para 16h, com a escala de encerramento prevista para 16h do dia seguinte e um período de até 12 horas para normalização.
Conforme a companhia, o horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água. O abastecimento é retomado, gradativamente, após a reabertura, para evitar alta pressão e rompimento de rede.
Crise hídrica
As mudanças ocorrem, conforme a companhia, por causa do agravamento da crise hídrica no estado, com a frustração da expectativa de chuvas na semana anterior, e também em cumprimento ao decreto que instituiu a situação de emergência hídrica no Paraná por 180 dias.
De acordo com a Sanepar, a situação dos níveis de água é analisada diariamente pela equipe técnica para definir as ações que possam reduzir as consequências da seca.
A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.