Franklin de Freitas – Nível médio das barragens está em 54

A Sanepar divulgou nesta quinta-feira (27) a tabela de rodízio no fornecimento de água para Curitiba e Região Metropolitana, até o dia 06 de junho. A região é abrangida pelo decreto do Governo do Estado determinando situação de emergência hídrica, devido à continuidade da estiagem e o abril mais seco da história em várias cidades.

Nesta quinta-feira, o nível médio das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 53,33%. A barragem do Iraí está com 42,73%; a do Passaúna com 55%; Piraquara I com 64% e Piraquara II com 67,47%.

A Sanepar alerta para a campanha Meta 20 para que a população economize 20% do uso da água, que deve priorizar alimentação e higiene pessoal. Atividades como limpeza de calçadas, quintais, lavagem de carro e rega de jardins devem ser feitas não com água potável. Pode-se aproveitar a água usada na máquina de lavar roupa e a água recolhida no chuveiro antes de aquecer, por exemplo.

Também é necessário reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes e faz a barba. A orientação é acumular roupas e louças para serem lavadas de uma única vez.