Capacitação

Sanepar promove encontro sobre segurança no processamento de dados

(Foto: Divulgação)

Cerca de 80 pesquisadores e profissionais participaram nesta quarta-feira (4) de um encontro técnico sobre segurança no processamento de dados e Big Data. O evento foi promovido pela Sanepar, em parceira com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), em Curitiba.

Com o tema “Nuvem Segura e Big Data”, foram feitas palestras sobre segurança de dados de infraestruturas críticas, como fornecimento de água, de energia elétrica e mobilidade urbana.

Os debates também abordaram privacidade e implicações sociais da segurança da informação, além da complexa relação entre o desenvolvimento de pesquisas e o processo legislativo que respalde avanços tecnológicos.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Possetti, disse que a Companhia tem convicção de que inovação e tecnologia não são processos complementares, mas compõem a essência de serviços essenciais como o de saneamento. “Trabalhamos com a perspectiva de implementação de soluções tecnológicas que vão além de melhorias de processo, que gerem valor para a sociedade.”

Aluna do programa de pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, a pesquisadora Ana Carolina Benneli avalia que faltam iniciativas que abordem a necessária relação entre o uso de dados abertos de modo cooperativo e o desenvolvimento dos territórios. “É preciso aproximar a tríade universidade, empresa e governo para que o conhecimento extrapole os limites acadêmicos e se torne útil às pessoas. O acesso à informação empodera os cidadãos”.

Para a engenheira eletricista da Sanepar, Tânia Mara Marques, o workshop pode despertar os profissionais para assuntos mais recentes em termos de desenvolvimento tecnológico que, de outra forma, não surgiriam no dia a dia. “Podemos nos atentar para necessidades de qualificação para desenvolver soluções reais para a Sanepar”, disse.