Geraldo Bubniak – “Santos: o goleiro do Brasileiru00e3o que mais faz defesas

Santos, do Atlético Paranaense, é o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro 2018. É o que mostra o ranking de jogadores do site inglês WhoScored. Santos tem a nota média de 7,28 na competição, superando Cássio (Corinthians), que tem 7,22 nessa lista, e Gatito Fernández (Botafogo), com 7,20.

Para atribuir essa nota, o WhoScored usa como base mais de 200 tipos de estatísticas. No caso dos goleiros, contam as defesas feitas (considerando a distância do chute), a reposição de bola e o aspecto disciplinar (cartões, pênaltis cometidos e faltas). Falhas graves (como 'frangos' ou 'furadas' nos cruzamentos) também provocam perda de pontos na nota final do jogador. 

Só entram no ranking atletas que participaram de mais da metade da competição. Como o Brasileirão está na sétima rodada, é preciso ter atuado em quatro partidas, pelo menos. A lista é atualizada a cada partida.

Santos é o goleiro com mais defesas por jogo (média de 4,6). Também é quem mais defende chutes da pequena área (0,7 por partida) e o segundo em finalizações da grande área (2,4). 

Na reposição de bola, Santos é o goleiro que mais acerta passes curtos (24,7 por jogo). Jefferson, do Botafogo, fica em segundo nesse quesito, com 11,4 passes curtos por partida.

Na bola longa, Santos é o goleiro que menos erra lançamentos (4,3 por jogo). Ele tem precisão de 52% nesse tipo de jogada.

A seleção do Brasileirão, após sete rodadas, tem a seguinte escalação no WhoScored: Santos (Atlético-PR); Militão (São Paulo), Moledo (Inter), Dedé (Cruzeiro) e Renê (Flamengo); Anselmo (Sport), Patrick (Inter), Lucas Paquetá (Flamengo) e Everton (Grêmio); André Ríos (Vasco) e Pedro (Fluminense).