Franklin de Freitas

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba, no bairro Alto da Glória, passou por um processo de sanitização em todos os espaços – internos e externos. A medida visa diminuir o índice de propagação do coronavírus e proteger paroquianos e devotos que frequentam o local. Com quatro casos confirmados de Covid-19 no santuário, o espaço estava fechado desde o último domingo, 5 de julho. A limpeza tem como meta preparar o espaço para a reabertura já neste final de semana, a partir de sábado, 11 de julho, segundo o coordenador do Conselho de Administração da Igrejad do Perpétuo Socorro, Vinicius Gasparin. 

Gasparin reitera que, apesar de manter a programação de missas e novenas totalmente online, seguindo as determinações das autoridades competentes, o templo religioso permaneceu aberto para visitação durante o período de pandemia. O espaço sagrado ficará aberto todos os dias, das 08 às 18 horas, somente para visitação e orações pessoais. “Pedimos para que quem vier ao santuário repeite a s regras da saúde pública em relação ao distanciamento, respeitando as marcações dentro da igreja, e para que não façam aglomerações no espaço”, afirma.

O coordenador informou ainda que durante o período de pandemia, a secretaria paroquial atende em horário reduzido, de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. Intenções de missas podem ser feitas através do whatsapp (41) 98784-2558 ou pelo telefone fixo (41) 3253-2031.

A limpeza incluiu espaço litúrgico, bancos, sacristia, confessionários, salas, estúdio de som, microfones, banheiros internos e externos e também a lojinha e o velário. Uma empresa terceirizada foi contratada para realizar o serviço.

Sanitização

A sanitização de ambientes é uma medida profilática realizada com ingrediente ativo de Amônia Quaternária de última geração, altamente efetivo no combate de bactérias, ácaros, fungos e vírus. Não possui ação corrosiva, nem ocasiona formação de manchas, podendo ser utilizada sobre superfícies metálicas.

A substância sanitizante é aplicada por uma equipe de especialistas, sendo que a única exigência é o isolamento do local pelo período em que durar o serviço. Os profissionais usam aparelhos de alta tecnologia e equipamentos de proteção individual adequados. A aplicação acontece por nebulização direta na superfície a ser desinfetada e possui ação rápida, em torno de cinco minutos.

A ação química do produto forma uma película protetora nas paredes do ambiente, que ficam protegidas contra a proliferação de microrganismos. Pouco tempo após o procedimento (aproximadamente 30 minutos), pessoas já podem retornar à área, pois o produto é livre de riscos, não inflamável e não corrosivo. Os procedimentos seguem todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).