Divulgação

Pela diversidade de atrações turísticas como parques, museus e roteiros gastronômicos, a cidade já está à frente de Tóquio, Tel Aviv, Viena e Dubai na preferência dos viajantes. O bairro de Vila Mariana se destaca pela proximidade da Avenida Paulista, do Parque do Ibirapuera e dos principais espaços culturais da cidade

A maior cidade brasileira não atrai apenas executivos para o chamado turismo de negócios, mas recebe gente de todo mundo em busca de gastronomia diversificada, lazer e cultura, afinal, São Paulo tem atualmente 410 hotéis, em torno de 12,5 mil restaurantes, 145 teatros, 105 centros culturais, 121 bibliotecas, além de 126 museus, 79 shoppings e famosas ruas de comércio especializado.

Entre os museus, destaque para o Masp. Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e localizado na Avenida Paulista, tem acervo com 8 mil peças, formado por obras dos grandes mestres, como Rafael, Botticceli Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Toulouse-Lautrec, Matisse, Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

Inaugurado em 2006, em cima da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é completamente interativo, levando aos visitantes conteúdos sobre português, literatura e poesia. Já o Museu do Futebol, erguido dentro do estádio do Pacaembu, resgata a história do país por meio do esporte e mostra a emoção que ele desperta em seus admiradores.

Para quem prefere ficar ao ar livre, a recomendação é passear pelo famoso Parque do Ibirapuera, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e paisagístico Roberto Burle Marx. Em seu complexo ficam o Planetário e os museus de Arte Moderna (MAM) e Afro Brasil.

Outra opção é o Jardim Botânico, local com grande diversidade de plantas e 200 espécies de árvores nativas e de outros países, como orquídeas, plantas ornamentais, algas e fungos vivos. O visitante pode aproveitar e conhecer o Jardim dos Sentidos, onde conseguem tocar em um conjunto de plantas aromáticas e com diferentes texturas.

Também vale a pena conhecer o Pátio do Colégio, marco zero da cidade de
São Paulo construído pelos jesuítas. Atualmente, o local abriga uma biblioteca e um museu, onde estão coleções de arte sacra, objetos indígenas e uma maquete de São Paulo no século XVI, além de pertences de Anchieta. Outro símbolo católico, a Catedral da Sé, em estilo gótico modificado, fica na área central da Capital. A maior igreja da cidade tem 110 metros de comprimento, 46 metros de largura, torres com 92 metros de altura cada e capacidade para 8 mil pessoas.

Outros locais de destaque são o centenário Teatro Municipal, recentemente reformado e reaberto. Além das poltronas da sala de espetáculos, também foram restaurados 25 conjuntos de vitrais.

Ponto obrigatório em qualquer visita a São Paulo, o Mercado Municipal é mais conhecido pelos famosos sanduíches de mortadela e pasteis de bacalhau.

Na Capital, também é recomendado uma passagem pelo pitoresco bairro da Vila Mariana, que se caracteriza pela proximidade da Avenida Paulista, do Parque do Ibirapuera e dos principais espaços culturais da cidade.

A região tem várias opções de hospedagem, em função da grande variedade de hotéis, sem falar dos diversos restaurantes. A Rua Joaquim Távora é um dos principais pontos do bairro e conta com a bares e restaurantes.

O bairro também é servido por uma variedade de programas culturais, incluindo o Sesc Vila Mariana, geralmente com uma programação de finais de semana, com apresentações de teatro e shows.