Reprodução/Facebook SPFC

Em dia de semifinal contra o Grêmio na Copa do Brasil, o São Paulo aproveitou para apresentar a nova mascote do clube: O “Diamantinho”, personagem negro criado para homenagear Leônidas da Silva, ídolo que jogou no clube na década de 1940 e tinha o apelido de “Diamante Negro”. O clube também busca realçar a representatividade negra para seus torcedores.

A equipe anunciou a nova mascote em suas redes sociais, em uma foto no Morumbi com o “Santo Paulo”, personagem que representa o São Paulo há mais tempo. A torcida reagiu de forma positiva ao anúncio, embora alguns fãs pedissem que o Diamantinho ganhasse um bigode, como o que Leônidas ostentava.

Leônidas da Silva chegou ao São Paulo em 1942, após sair do Flamengo. Em sua estreia, o estádio do Pacaembu recebeu 71.281 pessoas, que acompanharam o empate por 3 a 3 entre o clube tricolor e o Corinthians. Leônidas ficou no São Paulo até 1950, tendo conquistado cinco vezes o Campeonato Paulista (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949). No Brasil, o atacante também é considerado o inventor da “bicicleta”.

Nesta quarta, o São Paulo enfrenta o Grêmio em busca de manter vivo o sonho do título inédito da Copa do Brasil. Após a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, em Porto Alegre, o tricolor paulista precisa vencer o time gaúcho por dois gols de diferença para avançar à final no tempo normal. Vitória por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. O Grêmio avança caso vença ou empate.