Com ajuda da população, um corredor verde com novas árvores, arbustos e plantas atrativas de polinizadores será instalado nos arredores do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é criar um condomínio, um espaço seguro e adequado para os agentes polinizadores – essenciais para a produção de alimentos. A implantação do corredor verde ocupará aproximadamente 530 metros lineares, na Vila Mariana. A iniciativa é em comemoração à Semana Internacional do Meio Ambiente. O projeto foi inspirado em iniciativas para reverter a situação de declínio da população de polinizadores – como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a rodovia das abelhas com espécies melíferas e na Grã-Bretanha.


Museu Planeta Inseto
Crianças e adultos também poderão visitar o Museu Planeta Inseto, do Instituto, e participar de oficinas gratuitas sobre plantios arbóreos, hortas, compostagem e mapeamento afetivo do bairro, entre outros temas. O objetivo é mostrar a importância dos insetos não só como produtores de mel, mas também como agentes polinizadores de espécies vegetais, contribuindo na produção de alimentos. Haverá também a exposição de abelhas nativas sem ferrão.


Ação de limpeza retira 5 toneladas de lixo de afluentes do Rio Ligeiro
Os funcionários da Sanepar e da Prefeitura de Pato Branco retiraram, em apenas dois dias, cinco toneladas de resíduos das margens e do leito do Córrego Fundo e do Córrego Bonatto, que são afluentes do Rio Ligeiro. Foram encontrados no rio e nas suas margens colchões, sofás, cobertores, garrafas PET, vidros, roupas, restos de móveis e eletrodomésticos, como aparelho de som, micro-ondas, televisores e ventiladores. 


Estudantes criam jogo gigante sobre preservação
Os estudantes do Centro de Educação Integral Ritta Ana de Cássia, no Cajuru, participam do I Encontro Paranaense de Educação Ambiental e 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia, na próxima semana.  O Encontro Paranaense de Educação Ambiental será no pátio da Reitoria da UFPR, de 17 a 19 de maio. O CEI Ritta Anna vai expor um jogo gigante interativo, chamado Caminho da Sustentabilidade.