Divulgação/SMCS/Pedro Ribas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca pessoas de 5 a 59 anos de idade para a imunização contra o sarampo. Curitiba conta com 11 unidades de saúde exclusivas para vacinação. Nessas unidades não há outros atendimentos.

Desde agosto de 2019, a cidade tem 687 casos confirmados de sarampo. Só neste ano foram 98 novos registros da doença.

A faixa etária de 20 a 29 anos concentra 50% dos casos confirmados – a idade mediana é de 23 anos. Em 5% (34) dos casos foi necessária a internação hospitalar e todos já tiveram alta.

Além destes casos confirmados, a Secretaria Municipal da Saúde investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), outros 864 casos suspeitos da doença no município – a maior parte só pode ser confirmada após a realização de exame de sangue, coletado pelo menos sete dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

Concentração de casos
Segundo levantamento do Ministério da Saúde cinco estados brasileiros concentram 96% dos casos de sarampo: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina.

Embora o último boletim mostre que Curitiba não registrou novos casos nas últimas três semanas, o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, alerta para a importância de manter a vacinação.

“Somente com um ‘cordão sanitário’ constituído pela vacinação será possível evitar que o sarampo continue adoecendo estes jovens nos próximos anos”, diz Alcides.

Mobilização local
Os jovens concentram hoje o maior número de registro da doença. Para mudar esse panorama Curitiba oferta nova dose da vacina para os jovens e adultos de 15 a 49 anos.

“Pessoas nessa faixa etária devem tomar uma nova dose de reforço, mesmo que estejam com a situação vacinal em dia. Se todos fizermos nossa parte, poderemos erradicar novamente essa doença”, afirma Oliveira.

Desde 22 de agosto de 2019, o Ministério da Saúde também recomenda uma dose extra para bebês de 6 a 11 meses de idade. Essa dose “zero” promove uma imunidade temporária, sendo necessário posteriormente realizar as duas doses da vacina previstas no calendário de rotina das crianças brasileiras após o bebê completar 1 ano de idade (a vacina tríplice viral aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses de idade).

Contraindicação
A vacina contra o sarampo é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos, crianças menores de 6 meses de idade e pessoas que tenham alergia grave a algum componente dela.

Para as mulheres que desejam engravidar, recomenda-se aguardar um intervalo de 30 dias após realizar esta vacina.

Sinais e sintomas do Sarampo
• Tosse
• Coriza
• Olhos vermelhos (conjuntivite)
• Manchas vermelhas que aparecem primeiro no rosto e atrás das orelhas e depois se espalham por todo o corpo