Arquivo/AN-PR – Salas de aula vazias: à espera de uma definição

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou, ontem, a criação do Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas pós-Pandemia. A intenção é discutir, entre todos os envolvidos, um plano único e robusto de retorno das aulas presenciais em todo Paraná. É deste Comitê que sairá a data definitiva de retomada das atividades presenciais.

A Secretaria já estuda diversos cenários para o retorno. Os principais envolvem turmas menores, com distanciamento entre os estudantes. Neste cenário seria necessário mais espaço físico e um maior número de professores.

Um segundo modelo estudado é o de um retorno “hibrido”, onde as turmas revezariam as aulas presenciais e não presenciais. “Metade teria aula na escola, enquanto a outra metade acompanharia de casa, revezando dia sim, dia não”, explica o diretor-geral da Seed, Gláucio Dias.

Há ainda preocupações com os protocolos que serão adotados na alimentação e no transporte, dois momentos de grande aglomeração entre os alunos. Segundo Dias, este Comitê irá traçar um plano unificado para todo o Paraná, com rígidos protocolos sanitários que valerão para todos: escolas públicas e particulares.

O comitê terá dois grandes objetivos. O primeiro deles é estabelecer um plano robusto e unificado de retorno das aulas presenciais em todo o Paraná. O segundo objetivo é que o Comitê seja o canal oficial e confiável de informações sobre este retorno. Dias explica que a intenção de iniciar a discussão ainda no momento crítico da pandemia é justamente para evitar especulações e trazer informações precisas aos paranaenses.

As escolas do Paraná estão sem aulas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19 desde o dia 20 de março.