Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Seguindo orientações do Ministério da Saúde para todo o país, divulgadas nesta sexta-feira (13/3), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba traz novas recomendações em relação às precauções contra o novo coronavírus.

A partir desta sexta-feira (13/3), fica recomendado:

– Isolamento domiciliar de sete dias para todas as pessoas que retornem de viagem do exterior, mesmo que não apresentem sintomas.

– Isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornem de viagem para o exterior e apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar).

– Proibição de visitas hospitalares a pacientes internados. Somente serão admitidos os acompanhantes.

– Cancelamento ou adiamento de eventos de massa (principalmente aqueles a partir de 500 pessoas), se houver tempo hábil. Se não houver tempo hábil, a orientação é que ocorra sem público. Em caso de dúvida, os organizadores devem ligar para (41) 3350-9000.

Importante: neste momento não está recomendado o cancelamento de aulas nas escolas e universidades.

Balanço
Até às 12h desta sexta-feira, Curitiba contabilizou cinco casos confirmados do novo coronavírus (divulgados nesta quinta-feira), 31 em investigação e 20 descartados. É considerado caso suspeito o paciente que apresenta febre, sintomas respiratórios e retornou de viagem ao exterior nos últimos 14 dias.

Pessoas que se enquadrem nesta definição devem procurar uma unidade de saúde ou uma UPA na rede pública municipal de saúde; ou o seu pronto-atendimento na rede privada.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba também disponibilizou o telefone (41) 3350-9000 para dúvidas a respeito do coronavírus.

Quem se enquadra num caso suspeito, poderá receber, por este telefone, mais informações sobre a doença e a melhor forma de buscar atendimento.