Franklin de Freitas/ Arquivo

O secretário de Saúde do Paraná,  Beto Preto, ressaltou que, apesar das flexibilizações de algumas medidas sanitárias, o uso de máscara segue obrigatório no Paraná. Ele ressaltou que, em que pesem os avanços, a pandemia ainda não está controlada. As afirmações foram feitas nesta manhã de quarta-feira, 3 de novembro, em entrevista ao telejornal Bom dia Paraná, da RPC, afiliada da Rede Globo no estado. 

Ele ressaltou que gostaria de anunciar todas as medidas de flexibilização ao mesmo tempo. ” Mas não é possível. Por isso, nós vamos fazendo gradativamente”. ressaltou. Beto Preto afirmou que a equipe da Saúde estuda a possibilidade de em um diálogo com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nessa questão do uso da máscara. O secretário lembrou ainda que o uso de máscara em espaços públicos no Paraná é obrigatório por lei.

Ressaltou que a exigência poderá ser revista no futuro, desde que os números continuem caíndo. “Neste momento a orientação que a gente passa é de manutenção das medidas não farmacológicas. Foco na vacina, uso de máscara, lavagem das mãos, uso do álcool em gel”, diz. 

“E quem puder, eu sei que não é todo mundo que consegue fazer isso, mas quem puder se manter distanciado dessas aglomerações porque elas realmente acabam fazendo circulação de vírus e neste momento ainda não temos o total controle da pandemia”, finalizou.