AEN

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o Paraná tem apenas 17 respiradores na reserva técnica para atender toda a rede hospitalar do Estado. A declaração foi feita nesta manhã de sábado, 27, em entrevisa ao Bom Dia Sábado. O Paraná tem cerca de 70 hospitais com pacientes da Covid-19.

Desde o início da pandemia já foram distribuídos mais de 700 respiradores em toda a rede hospitalar do estado. Um pedido emergencial por mais aparelhos foi feito para o Ministério da Saúde, mas, segundo o secretário, o governo federal está com dificuldades para fornecer.  “Se nós quisermos abrir mais 80 leitos que necessitem de respiradores para entrar em operação, não temos. Estamos em um limite muito perigoso”, disse Beto Preto.

O secretário explicou que o governo estadual está fazendo cotações de preços para comprar respiradores.  Beto Preto também alertou que hospitais no Paraná estão funcionando até 130% além da capacidade normal, o que demanda mais medicamentos e recursos humanos. “Por isso a necessidade de seguir as medidas do governo”, disse.