Valdecir Galor/SMCS – Curitiba confirmava 250 casos até o dia 14; 56% na faixa etária alvo

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. O foco desta etapa será o público com faixa etária de 20 a 29 anos de idade, considerado o mais difícil de ser alcançado em campanhas de vacinação. De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo, a faixa etária foco da segunda fase da campanha é a que mais acumula número de casos confirmados da doença.

“O público-alvo da segunda etapa foi definido pelo Ministério da Saúde levando em consideração que nesta faixa etária está o maior número de indivíduos que são acometidos (em números absolutos) pela doença no surto registrado no país”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burger.
Até a quinta-feira, Curitiba registrava 250 casos confirmados de sarampo no município neste ano. A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 20 e 29 anos, o que corresponde a 56% do total. A idade mediana é de 22 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.
Em Curitiba, mesmo com a campanha, a vacinação de rotina nos 110 postos de saúde não deixa de acontecer, seguindo o recomendado pelo Ministério da Saúde, no Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com esse calendário, crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo feitas após um ano de idade. Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose.