Publicidade
Datas

Segunda-feira, 21 de janeiro, é o dia mais triste do ano. Veja por quê

(Foto: Reprodução)

Segunda-feira, 21 de janeiro, é o dia mais triste do ano de 2019. A data foi estabelecida de acordo com um estudo do psicólogo Cliff Arnall, do País de Gales. Em 2005, ele criou uma equação que aponta que a terceira segunda-feira do ano – no caso, este dia 21 – é a mais triste.

A pesquisa indica que as pessoas costumam sentir culpa pelos gastos nas festas de Natal e sofrem com certa melancolia pelo fim das férias, além de falta de motivação. Ainda há um outro fator, é a meteorologia. Isso porque, no hemisfério norte, agora é inverno – com frio e muitas vezes sem sol, o que diminui a produção de melatonina corporal e as deixa mais letárgicas.

A data já é levada a sério no Reino Unido e tem se espalhado pela Europa e outros continentes. Tanto que, em 2018, usuários do Twitter aproveitaram a data para animar as pessoas e enviar abraços virtuais.

Nem todos os cientistas concordam com a pesquisa de Arnall, alegando que ela se baseia em variáveis subjetivas. A comunidade científica não leva a sério a ideia de que se possa determinar o dia mais triste do ano.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES