Luiz Costa/SMCS

Em cinco dias, 1,3 mil crianças aproveitaram as tardes de diversão da primeira semana do Festival de Férias de Inverno na Regional Bairro Novo. As atividades foram nos Centros de Esporte e Lazer Bairro Novo, Xapinhal e Vila Tecnológica.

“Concentramos esta primeira semana nos Centros de Lazer e, na próxima semana, de 15 a 19 de julho, vamos fazer o Festival itinerante, levando o lazer para praças, escolas e outros equipamentos da região”, explica o chefe do Núcleo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bot.

A piazada que participou até agora é testemunha de que diversão não vai faltar. Além de esporte, jogos e brincadeiras, é a oportunidade de fazer novas amizades, como foi o caso de Bruno Freitas Junior, 11 anos, e Matheus Felipe Santos Martins, 10 anos, que se conheceram no Centro de Esportes e Lazer Bairro Novo no começo da semana. E viraram parceiros para jogar badminton, modalidade que também não conheciam.

“Se eu não estivesse aqui, acho que ia estar em casa brincando no celular. Mas já aprendi a jogar o badminton, joguei futebol, vôlei, várias coisas”, conta Bruno.

Matheus fala que ficou sabendo do Festival porque a avó faz ginástica no Centro e viu a divulgação do evento. Conta que se divertiu bastante. “Senão, ia estar assistindo televisão ou no computador”. Bot destaca que ofertar opções simples de lazer e de interação social é o principal objetivo da ação.

“Vemos pais jogando com os filhos, avós jogando com os netos. Com jogos simples, como damas ou uma bola, podem se divertir muito”, fala.

Brinquedos inclusivos
Os brinquedos inclusivos também estiveram à disposição das crianças com deficiência. Derick, 5 anos, usa a cadeira de rodas e foi um dos meninos que brincou com os equipamentos de balanço, embalado pelo irmão Wesley, 12 anos e pela irmã Athiaia, 10.
Mas se encantou mesmo com a cama elástica. “É o que mais gostei”, conta.
Derick e os irmãos brincaram no Festival de segunda a sexta-feira. “Ficaram a tarde toda e no fim do dia, ainda queriam mais”, conta a mão do trio, a dona de casa Rosemari dos Santos, 32 anos.

Programação Variada
Entre as opções de brincadeiras, são ofertadas estão oficinas manuais de gira-gira (cata-vento), pipa, pintura de rosto e pintura no papel kraft, além de brinquedos infláveis e inclusivos e festivais de bolinha de gude.

Entre as modalidades esportivas, estão o miniatletismo, vôlei, futebol, tênis de mesa, minitênis, minigolfe, badminton, handebol, oficinas de luta, torneios de vôlei de praia e circuito de bicicleta.

O Festival de Férias de Inverno é realizado nas dez Regionais de Curitiba. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 20 mil crianças, adolescentes e jovens em toda a cidade durante o período do Festival. No ano passado, 15 mil participaram das atividades.

Programação Regional Bairro Novo
15/7 – Capela São Sebastião – Rua Nicola Pelanda, 8.150, Umbará
16/7 – Unidos do Umbará – Rua Ferdinando Fermino Franciosi, esquina com a Rua Coronel Guilherme Theodoro Buest, Umbará
17/7 – Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto – Rua Lúcio de Oliveira Lara, 75, Sítio Cercado
18/7 – Assoc. Unidos do Salgueiros – Praça Francisco Corso, Rua Netuno, 63, Sítio Cercado
19/7 – Praça Campo Cerrado – Rua Jardim Alegre com Rua Dra Léa K Grupenmacher, Sítio Cercado