Divulgação – Espetu00e1culo “Tru00eas Vezes Pirandello”.

A segunda semana do festival de cultura italiana Mia Cara Curitiba começa neste meio de semana com destaque para o teatro de Pirandello e o cinema de Pasolini. Quarta-feira e quinta será apresenta no Guairinha o espetáculo "Três Vezes Pirandello – Tragédia, Drama, Comédia", homenageando o grande dramaturgo italiano Luigi Pirandello. Com direção de Roberto Innocente, a montagem do grupo Arte da Comédia faz um apanhado da carreira de Pirandello. Nos dois dias, a exibição é às 20h.

 

Na quinta, começa a Mostra "O Cinema Segundo Pasolini", com filmes do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. A Cinemateca terá quatro dias de exibições até o domingo, com produções selecionadas pelo curador Antonio Cava. Na abertura, haverá um bate-papo sobre o diretor com o crítico de cinema Paulo Camargo e o produtor Fernando Brito (DVD Versátil).

 

A programação completa na Cinemateca é a seguinte:

 

Quinta (24/5) – "O Evangelho Segundo São Mateus" (19h30); Sexta (25/5) – "Accatone, Desajuste Social" (18h) e "Mamma Roma" (20h); Sábado (26/5) – "Mamma Roma" (18h) e "Accatone, Desajuste Social" (20h); Domingo (27/5) – "RoGoPag, Relações Humanas" (18h) e "O Evangelho Segundo São Mateus" (20h).

 

Pasolini (1922 – 1975) foi um dos maiores nomes do cinema italiano. Sua obra une inquietação, poesia narrativa e polêmica muito particulares, retratando temas como política, religião e as estruturas sociais e familiares. Entre livros, poemas, ensaios e peças de teatro, realizou dezenas de filmes e marcou a sétima arte com sua produção.

O teatro de Pirandello

Pirandello foi um grande dramaturgo siciliano do fim do século XIX e início do XX, ganhou o Nobel de Literatura em 1934, dois anos antes de sua morte. Estudou Filosofia na Alemanha antes de se radicar em Roma. Deu origem ao termo "meateatro" ao retratar em suas peças a própria criação teatral e discutir seu desenvolvimento.

 

O grupo Arte da Comédia – Art Brazilian Comedy nasceu do encontro do diretor italiano Roberto Innocente, radicado em Curitiba, com atores e atrizes paranaenses em 2006. Seguindo a tradição da Commedia dell'Arte, gênero originado na Itália, busca pesquisar as "máscaras" brasileiras, que poderiam representar o povo. Produziram 14 espetáculos, quatro óperas líricas e uma intervenção urbana.

Sobre o Mia Cara

A realização é da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas GME e Havan.

www.miacara.com.br