Geraldo Bubniak – Athletico e Palmeiras: dois clubes não assinaram contrato para pay-per-view

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Após questionar as operadoras responsáveis pela venda do pay-per-view do Campeonato Brasileiro, o Procon afirmou que o consumidor do pacote deste ano não vem sendo informado sobre risco de limitações na transmissão de partidas.

Diferentemente do que ocorreu nas edições anteriores do torneio, o canal da Globosat não tem garantido todos os 380 jogos do torneio, já que Palmeiras e Athletico não acertaram a venda para o canal Premiere.

“As operadoras de TV por assinatura Claro, Sky, Vivo, Oi e Tim não comprovaram que o consumidor é devidamente informado de forma clara, prévia e precisa sobre seus direitos caso haja limitação de jogos no pacote contratado, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o Procon.

No começo de abril, o órgão havia dado 48 horas para as operadoras responderem sobre os pacotes. Questionava se o consumidor vinha sendo avisado sobre a limitação de partidas.

“Na resposta, as empresas alegam que a limitação encontra-se em contrato de adesão, o que, de acordo com o CDC (artigo 46), não as isenta de responsabilidade, pois não foi demonstrado que, antes da adesão, o consumidor teve conhecimento prévio de seu conteúdo”, apontou o Procon.

“Não fica claro ao consumidor qual a amplitude da cobertura, para que possa avaliar posteriormente se houve cumprimento dos termos da oferta, podendo induzir o consumidor a erro”, finalizou o órgão, que prometeu acompanhar de perto a situação antes do começo do Campeonato Brasileiro e também durante a competição.

As empresas foram procuradas pela reportagem para responder aos questionamentos do Procon. Apenas a Claro comentou o caso e afirmou que as negociações entre a Globo e clubes ainda não foram finalizadas. O Brasileiro de 2019 começa no dia 27 de abril.

“A Claro não participa e não tem ingerência sobre este processo, inclusive por restrições regulatórias. Assim, a operadora aguarda o desenho final do mapa de cobertura dos jogos em cada canal, que ainda pode mudar até o início do campeonato”, afirmou a empresa.

Sky e Oi informaram que não iriam se manifestar sobre o assunto. A Net não respondeu.

A indefinição preocupa as operadoras de TV por assinatura, que lucram com a venda da transmissão para seus assinantes.

O principal atrativo dos pacotes de jogos em pay-per-view negociados por essas empresas é a possibilidade de o torcedor ver todos os jogos do campeonato em casa.

Sem o acerto, 74 das 380 partidas do torneio (19,5%) não poderão ser exibidas -segundo a Lei Pelé, um jogo só pode ser transmitido com a anuência dos dois times participantes.

De acordo com Diogo Moyses, líder do programa de telecomunicações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a redução do número de jogos exibidos pode levar a questionamentos na Justiça de assinantes que adquiriram os pacotes pela promessa de assistir a todas as partidas da competição.

O preço da assinatura do Premiere, canal que transmite os jogos de futebol em pay-per-view do Grupo Globo, varia de R$ 79,90 a R$ 109,90 por mês, dependendo do tipo de pacote e da operadora. Os valores se mantiveram no mesmo patamar da temporada passada.

Palmeiras e Athletico não aceitaram as propostas do Grupo Globo por divergências em relação a alguns itens do contrato. A emissora vem se reunindo semanalmente com os clubes.

A Globo diz não ter uma data limite para fechar com as equipes, podendo fazer isso com o Brasileiro em andamento. “A oferta de conteúdo do Campeonato Brasileiro 2019 junto às operadoras vai continuar funcionando de acordo com os direitos contratados com os clubes da Série A”, disse a emissora. 

“Acompanhamos de perto as demandas dos consumidores de esporte para então buscarmos as melhores estratégias e conteúdos disponíveis no mercado. As negociações com os mesmos seguem em andamento e não temos necessariamente um deadline para encerrar as conversas. Todas as informações legais e do produto já foram disponibilizadas às operadoras, bem como em nossas páginas de venda.”

Confira abaixo todos os jogos que não serão transmitidos por ninguém:

Rodada – Quando – Partida – Local

2ª – 1º.mai (qua), 16h – CSA x Palmeiras – Rei Pelé (Maceió)

4ª – 12.mai (dom), 16h – Atlético-MG x Palmeiras – Independência (Belo Horizonte)

6ª – 25.mai (sáb), 16h – Botafogo x Palmeiras – Engenhão (Rio)

7ª – 2.jun (dom), 16h – Chapecoense x Palmeiras – Arena Condá (Chapecó)

9ª – 13.jun (qui), 20h – Palmeiras x Avaí – Allianz Parque (São Paulo)

10ª – A definir – São Paulo x Palmeiras – A definir

12ª – A definir – Palmeiras x Vasco – A definir

13ª – A definir – Corinthians x Palmeiras – A definir

15ª – A definir – Grêmio x Palmeiras – A definir

16ª – A definir – Palmeiras x Fluminense – A definir

17ª – A definir – Flamengo x Palmeiras – A definir

18ª – A definir – Goiás x Palmeiras – A definir

19ª – A definir – Palmeiras x Cruzeiro – A definir

21ª – A definir – Palmeiras x CSA – A definir

23ª – A definir – Palmeiras x Atlético-MG – A definir

25ª – A definir – Palmeiras x Botafogo – A definir

26ª – A definir – Palmeiras x Chapecoense – A definir

28ª – A definir – Avaí x Palmeiras – A definir

29ª – A definir – Palmeiras x São Paulo – A definir

31ª – A definir – Vasco x Palmeiras – A definir

32ª – A definir – Palmeiras x Corinthians – A definir

34ª – A definir – Palmeiras x Grêmio – A definir

35ª – A definir – Fluminense x Palmeiras – A definir

36ª – A definir – Palmeiras x Flamengo – A definir

37ª – A definir – Palmeiras x Goiás – A definir

38ª – A definir – Cruzeiro x Palmeiras – A defini