Viajando

Seguradora dá cinco dicas importantes para quem vai pegar estrada durante as férias de julho

(Foto: Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná)

Pensando no aguardado mês de férias escolares, a SUHAI Seguradora preparou uma lista de cinco dicas importantes para todos os que vão poder aproveitar o momento de descanso e pretendem viajar de moto ou de carro. Afinal de contas, para garantir que a viagem à lazer vai transcorrer sem sustos durante esse mês de férias de inverno, é essencial que os motoristas mantenham um checklist de itens para levar e de coisas para não esquecer de fazer e verificar.

Após a campanha do Maio Amarelo de conscientização dos motoristas e motociclistas em prol de um trânsito mais seguro e responsável, a SUHAI Seguradora segue reforçando a importância da segurança, dessa vez lembrando da manutenção de itens essenciais para uma viagem tranquila de carro ou de moto.

Ao seguir as dicas abaixo, os viajantes poderão aproveitar as férias despreocupados.

Moto: Checagem dos pneus e dos itens de iluminação. Os cuidados quando se viaja de motocicleta devem ser redobrados por conta de os riscos serem sempre maiores para piloto e garupa. Para isso, a SUHAI orienta a uma verificação não apenas da calibragem correta dos pneus como também das condições de rodagem. Afinal, é importante que o pneu não esteja gasto e mantenha seus vincos e sulcos para que o motociclista esteja seguro sob qualquer condição climática e de pista, em tempo seco ou úmido. Estar com faróis, lanternas, piscas e luz de placa em dia também garantem que a moto será sempre vista por todos durante a viagem de dia ou de noite.

Moto: Levar uma malinha de ferramentas básicas essenciais. Levar na bagagem alguns itens fáceis de se transportar e ferramentas para pequenos reparos é importante para qualquer situação inesperada que possa acontecer durante uma viagem. Dessa maneira o piloto pode realizar pequenos reparos necessários seguindo as orientações do manual de proprietário da motocicleta.

Carro: Verificar a calibragem dos pneus. Estar com os quatro pneus calibrados seguindo a orientação dos fabricantes, de acordo com o peso e ocupação dos veículos, é essencial para uma viagem econômica e segura, afinal de contas os pneus murchos aumentam a resistência do carro e também o consumo de combustível. Isso vale igualmente para o pneu reserva “estepe”, que deve estar cheio seguindo corretamente as especificações ou então a verificação dos itens de acompanhamento caso seja do modelo de inflar na hora;

Carro: Inspeção básica junto a um mecânico de confiança. Não importa se a viagem será a um destino próximo ou de muitas horas de estrada, uma visita a um mecânico especialista e de confiança garante que o veículo estará em dia. Alguns exemplos são a verificação do óleo de motor e do líquido de arrefecimento, bem como alinhamento e balanceamento das quatro rodas. Dessa maneira os motoristas e os passageiros estarão seguros e em condições ideais para uma viagem tranquila e divertida.

Planejamento, segurança e conservação do carro e da moto.

Toda viagem com seu carro ou sua motocicleta demanda um outro cuidado além da condução: planejamento. É preciso, antes de sair, saber exatamente onde é possível parar a sua moto e se há estacionamento para deixar o seu carro. Essas são informações prévias essenciais de serem decididas em prol da segurança durante as férias. E vale lembrar que alguns destinos no interior ou no litoral demandam um cuidado extra de conservação do veículo por conta do contato com terra, lama e areia que, além de sujarem, podem colocar em risco toda a curtição. Motocicletas ficam mais expostas a esses elementos e isso demanda uma lavagem cuidadosa da carenagem e do motor sem a utilização de equipamentos de alta pressão para que toda a sujeira possa ser removida e a força do jato não cause danos não previstos. Dessa maneira piloto e garupa estarão seguros no retorno, sem riscos de alguma sujeira atrapalhar o funcionamento da motocicleta. No caso dos carros, é importante manter não apenas a lataria limpa, mas cuidar que as rodas, discos de freio e assoalho do carro estejam em plenas condições de uso, pois um simples grão de areia ou pequena pedra pode atrapalhar uma frenagem de emergência, por exemplo. E a aspiração interna dos bancos é importante para garantir a higiene interna do veículo e a saúde de todos os ocupantes.

Para quem perdeu as dicas de direção segura é possível rever a campanha digital que segue no ar em sua página oficial do Instagram, clicando aqui.