Publicidade
Comidinhas

Seis lugares para comer fish n’ chips durante os dias quentes em Curitiba

(Foto: Divulgação)

 O calor chegou na capital paranaense, e com ele vem a época da gastronomia leve e refrescante, com influência de frutos do mar e frutas cítricas. Nada melhor do que aproveitar esse clima para saborear uma receita típica da Inglaterra: o tradicional fish n’ chips. A história da criação do prato é tão controversa quanto a origem das partes que o compõem. De acordo com a história, a batata frita foi inventada na Bélgica, mas os franceses também reivindicam sua autoria. Já o peixe empanado provém de países mais ao sul da Europa, inventado pelos povos judeus nas regiões de Portugal e Espanha. A junção das duas comidas se tornou símbolo nacional da Inglaterra.

Tradicionalmente, as batatas fritas são feitas no estilo rústico, ou seja, cortadas grosseiramente, mais espessas do que as americanas. O peixe comumente utilizado é de água salgada, normalmente arinca ou bacalhau, coberto por uma mistura de farinha de trigo, ou “farelo de pão”, e água, ou mais raramente cerveja, para assim ser frito empanado. De acordo com John K. Walton, especialista em história do turismo inglês, a partir da metade do século XIX o preparo se tornou fonte de alimentação rápida e barata entre a classe operária inglesa. Inicialmente, comercializado nas ruas de Londres embrulhado em papel absorvente e jornal, o peixe com fritas caiu no gosto dos britânicos, e hoje faz parte do cardápio de restaurantes de todo país. E é lógico que o preparo ganhou o mundo com sua receita tradicional e releituras.

Ficou com vontade de saborear essa delícia? Confira 6 empreendimentos que oferecem fish n’ chips em Curitiba no BARULHO CURITIBA

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES