Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – Carlos Eduardo

O Athletico Paranaense volta a campo nesta terça-feira (dia 11) às 19h15, em Caracas. A partida será contra o Metropolitanos, pela quarta rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. O time brasileiro está na segunda colocação da chave, três pontos atrás do Melgar, do Peru. A equipe venezuelana soma três pontos e o Aucas, do Equador, está na lanterna, sem pontos.

O meia Nikão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, desfalca o Athletico, que precisa vencer para seguir na cola do Melgar. O clube peruano joga quinta-feira, no Equador, contra o Aucas.

Nas duas últimas rodadas do Grupo D, o Athletico vai jogar em casa, na Arena, recebendo o Melgar (19 de maio) e o Aucas (27 de maio).

Para o lugar de Nikão, a principal opção é a entrada do ponta Carlos Eduardo, recuperado de lesão. Nikão vem jogando como meia centralizado. Com isso, o técnico António Oliveira deve ter Carlos Eduardo e Vitinho nas pontas e uma disputa de três jogadores pela posição de meia ofensivo centralizado: Canesin, Cittadini e Jadson.

Na lateral-direita, a novidade pode ser Khellven. Nos três jogos do elenco principal no ano, António Oliveira usou o volante Erick na lateral-direita. No entanto, pode mudar a estratégia nessa terça-feira.

O técnico vem usando o esquema tático 4-2-3-1. A provável escalação para o jogo na Venezuela é Santos; Khellven (Erick), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard e Erick (Christian); Carlos Eduardo, Jadson (Cittadini ou Canesin) e Vitinho; Renato Kayzer.

LANTERNA
O Metropolitanos está em último lugar no Campeonato Venezuelano, com duas derrotas em dois jogos. O time está no Grupo C, que é liderado pelo Caracas. Fundado em 2012, o Metropolitanos nunca disputou a Libertadores e joga a Copa Sul-Americana pela primeira vez na história agora, em 2021. Na primeira fase, passou pelo Academia Puerto Cabello, também da Venezuela, vencendo as duas partidas. O primeiro jogo contra um estrangeiro foi pela primeira rodada da fase de grupos, quando perdeu em casa por 3 a 2 para o Melgar, do Peru. O Metropolitanos estreou na primeira divisão venezuelana em 2014 e acabou rebaixado no ano seguinte. Em 2016, conquistou o único título da sua história, a 2ª divisão nacional.

METROPOLITANOS x ATHLETICO
Metropolitanos: Schiavone; Bolívar, Ferro, Falcón e Cova; Larotonda, Bahachille, Flores e Martell; Moreno e Pavone. Técnico: José María Morr
Athletico: Santos; Khellven (Erick), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard e Erick (Christian); Carlos Eduardo, Jadson (Cittadini ou Canesin) e Vitinho; Renato Kayzer. Técnico: António Oliveira
Árbitro: Derlis López (Paraguai)
Local: Estádio Olímpico de la UVC, em Caracas, terça-feira às 19h15
TV: Conmebol TV