Franklin de Freiras/Arquivo – Festa do 1º de maio do ano passado feita pela CUT em Curitiba

Os próximos dias terão diversas ações para marcar o Dia do Trabalho, o 1º de Maio, em Curitiba e região metropolitana. Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove uma ação de cidadania na Praça Enoch Ramos Araújo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Luz, com atendimentos e serviços gratuitos para os cidadãos. O evento também comemora o Dia Nacional da Mulher, marcado no dia 30 de abril.

Haverá cadastro e encaminhamento para empregos no ônibus da Agência do Trabalhador; orientações sobre microcrédito e empreendedorismo; orientação psicossocial, jurídica e sobre a saúde para mulheres no Ônibus Lilás da Secretaria; orientações para as mães, pela Pastoral da Criança; promoção dos direitos da pessoa idosa; informações sobre o Passe Livre; medição de pressão e dicas de saúde, dentre outras atividades.

Para quem tem interesse em fazer cadastro na Agência do Trabalhador é fundamental levar a Carteira de Trabalho.

Quarta com protesto
Na quarta-feira (1/5), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza o seu ato do Dia do Trabalho na Vila Torres. O tema deste ano é a defesa dos direitos sociais, da aposentadoria e de mais empregos. A atividade, que começa às 8 horas, na Paróquia São João Batista, na Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, no Bairro Rebouças, enfatizará a luta contra os retrocessos sociais.

A programação do 1º de Maio em Curitiba terá um café da manhã com início às 8 horas. Depois, uma celebração ecumênica seguida de uma caminhada pelas ruas do bairro para ampliar o diálogo com a população.

Uma greve geral dos professores está marcada para o dia 15 de maio enquanto as centrais sindicais preparam uma greve geral envolvendo todas as categorias para paralisar o Brasil e dar o recado: não aceitamos o fim da aposentadoria.

Araucária
Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Araucária realiza um evento com uma série de atividades para trabalhadores e comunidade em geral na Praça da Bíblia (localizada na rua Nossa Senhora dos Remédios – CSU). A programação será das 9 às 14 horas e inclui a intermediação de vagas de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, atendimento do Procon Araucária, orientações da Assistência Judiciária e informações sobre cursos profissionalizantes.

Para as crianças estão previstas cama elástica e piscina de bolinhas. Algumas empresas realizarão entrevista de emprego no local do evento. Haverá ainda a exposição de artesanatos, palestras e sorteio de diversos brindes.