Publicidade
1º de maio

Semana começa com ações e atos pelo Dia do Trabalho

Festa do 1º de maio do ano passado feita pela CUT em Curitiba
Festa do 1º de maio do ano passado feita pela CUT em Curitiba (Foto: Franklin de Freiras/Arquivo)

Os próximos dias terão diversas ações para marcar o Dia do Trabalho, o 1º de Maio, em Curitiba e região metropolitana. Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho promove uma ação de cidadania na Praça Enoch Ramos Araújo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Luz, com atendimentos e serviços gratuitos para os cidadãos. O evento também comemora o Dia Nacional da Mulher, marcado no dia 30 de abril.

Haverá cadastro e encaminhamento para empregos no ônibus da Agência do Trabalhador; orientações sobre microcrédito e empreendedorismo; orientação psicossocial, jurídica e sobre a saúde para mulheres no Ônibus Lilás da Secretaria; orientações para as mães, pela Pastoral da Criança; promoção dos direitos da pessoa idosa; informações sobre o Passe Livre; medição de pressão e dicas de saúde, dentre outras atividades.

Para quem tem interesse em fazer cadastro na Agência do Trabalhador é fundamental levar a Carteira de Trabalho.

Quarta com protesto
Na quarta-feira (1/5), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza o seu ato do Dia do Trabalho na Vila Torres. O tema deste ano é a defesa dos direitos sociais, da aposentadoria e de mais empregos. A atividade, que começa às 8 horas, na Paróquia São João Batista, na Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 698, no Bairro Rebouças, enfatizará a luta contra os retrocessos sociais.

A programação do 1º de Maio em Curitiba terá um café da manhã com início às 8 horas. Depois, uma celebração ecumênica seguida de uma caminhada pelas ruas do bairro para ampliar o diálogo com a população.

Uma greve geral dos professores está marcada para o dia 15 de maio enquanto as centrais sindicais preparam uma greve geral envolvendo todas as categorias para paralisar o Brasil e dar o recado: não aceitamos o fim da aposentadoria.

Araucária
Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Araucária realiza um evento com uma série de atividades para trabalhadores e comunidade em geral na Praça da Bíblia (localizada na rua Nossa Senhora dos Remédios - CSU). A programação será das 9 às 14 horas e inclui a intermediação de vagas de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, atendimento do Procon Araucária, orientações da Assistência Judiciária e informações sobre cursos profissionalizantes.

Para as crianças estão previstas cama elástica e piscina de bolinhas. Algumas empresas realizarão entrevista de emprego no local do evento. Haverá ainda a exposição de artesanatos, palestras e sorteio de diversos brindes.



Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES