Marcia Kohatsu – O cantor paulista João Bosco e o trio curitibano Mano a Mano estão no FIP

Percussão, exposições e quadrinhos estão entre as opções 

Nesta segunda-feira, 9, inicia o FIP – Festival Internacional de Percussão. A abertura, como já noticiamos aqui, será com o cantor paulista João Bosco. O trio curitibano Mano a Mano também será um dos destaques.

Outra atração da semana são as visitas guiadas que foram abertas pelo Paço da Liberdade. O local, que já abrigou a sede da prefeitura de Curitiba, é tombado pelas esferas municipal, estadual e federal. Para receber os visitantes, os administradores do espaço estabeleceram medidas sanitárias contra a covid-19.

Confira essa e outras notícias na coluna do Curitiba de Graça para o Bem Paraná.

Boa leitura! 



Goria no Museu da Gravura

Crédito: Divulgação

Legenda: Público pode conferir no Museu da Gravura as mostras “O Ilusionista”, de Pedro Goria, e “A Imagem Retroalimentada”, do Clube de Colagem.

Gravuras feitas com colagens e uma retrospectiva do artista plástico Pedro Goria são as duas exposições apresentadas no Museu da Gravura, que reabriu na cidade. Paulista radicado em Curitiba, Goria cuidou pessoal da montagem de “O Ilusionista”, que reúne 25 trabalhos dispostos em três estações, cada uma correspondente a uma fase do artista. Em todas elas, referências a mestres da pintura, como Goya e Rembrandt.

Quem for até o Museu da Gravura ainda pode aproveitar para visitar a Gibiteca – ambos os espaços ficam dentro do Solar do Barão. Por lá, estão em cartaz as exposições “Albúm do Zequinha” e “Viajante Ilustrado”.

O Solar do Barão fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de terça a domingo. A entrada é gratuita – lembrando que o uso de máscaras de proteção continua obrigatório.



FIP

Crédito: Edu Pimenta e Divulgação

Legenda: Badi Assad, de São Paulo, e Fanta Konatê, da República de Guiné, também estão entre as atrações do festival.

Começa nesta segunda-feira, 9, o Festival Internacional de Percussão – o FIP Curitiba. Serão apresentados vários shows com músicos nacionais e internacionais. A abertura fica por conta da live de João Bosco e Mano a Mano Trio, no dia 9, às 9 da noite.

O FIP, com curadoria e idealização do músico Vina Lacerda, promove intercâmbio entre artistas e leva à comunidade uma série de atividades mescladas em suas ações de ensino, performance, pesquisa e formação de plateia. O evento vai até o dia 30 de agosto, confira a programação completa: https://curitibadegraca.com.br/festival-internacional-de-percussao-de-curitiba-tera-abertura-com-joao-bosco-e-mano-a-mano-trio/



Reabertura da Biblioteca Pública

Crédito: José Fernando Ogura/AEN-PR

Legenda: Empréstimos e devoluções serão feitos somente no hall de entrada. Já as pesquisas presenciais de obras que não podem ser emprestadas necessitam de agendamento.

Fechada desde março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, a Biblioteca Pública do Paraná reabre parcialmente a partir desta segunda-feira, 09. Os serviços de empréstimo, renovação e cadastro de novos usuários voltam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o atendimento para pesquisas presenciais ao acervo e registro de obras acontece mediante agendamento pelos seguintes e-mails:
Documentos paranaenses – [email protected]
Revistas e jornais nacionais/internacionais – [email protected]
Obras Raras – [email protected]

Para respeitar todos os protocolos sanitários e o distanciamento social, a Biblioteca Pública optou pela redução da capacidade de atendimento e o fechamento das salas de leituras e outros espaços de convivência.

Todo o processo de empréstimo, renovação e devolução de livros acontece no hall térreo, para 20 pessoas por vez. A BPP ainda sugere que os usuários consultem previamente os títulos que desejam retirar, aqui: http://www.pergamum.bpp.pr.gov.br/biblioteca/index.php



Visitas guiadas

Foto: Ivo Lima/Reprodução Site Iphan.


Legenda: Prédio foi inaugurado em 1916 pelo então prefeito Cândido de Abreu.

O Paço da Liberdade, localizado na praça Generoso Marques, passa a oferecer visitas guiadas gratuitas, com duração de 30 minutos, para grupos de até cinco pessoas. Tombado pelas esferas municipal, estadual e federal, o local é repleto de detalhes arquitetônicos e memórias que fazem parte da história de Curitiba. São disponibilizados três horários: 10h30, 13h30 e 15h30 às terças, quartas, quintas e sextas-feiras. Durante a visitação é obrigatória a utilização de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a higienização das mãos. O agendamento pode ser feito aqui: https://www.sescpr.com.br/atividade/visita-guiada-ao-sesc-paco-da-liberdade-1030-1330-1530/?from-unidade=sesc-paco-da-liberdade . 



Banda Lyra na feira

Foto: Renato Prospero/SMCS

Legenda: Banda Lyra tocará um repertório diferente a cada fim de semana.

Fazer a feira em um parque ao som ao vivo de bossa nova, samba e bolero. Durante todo o mês de agosto, a Feira de Orgânicos do Passeio Público, que acontece todos os sábados, das 10h30 às 11h30, terá shows gratuitos da Banda Lyra Curitibana.

Sempre variado, o repertório será diferente a cada fim de semana. De música popular brasileira a rock romântico internacional, os frequentadores da feira e do parque poderão ouvir canções como “Aquarela do Brasil”, “Garota de Ipanema”, “Carinhoso”, “Corcovado”, “Vai Passar”, “Feijoada Completa”, entre outras. A apresentação será sempre em frente ao portão da Rua Presidente Carlos Cavalcanti.

A ação, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura,  pretende animar e estimular a cultura nos frequentadores do local, onde é obrigatório o uso de máscaras de proteção. 



Quer aprender a fazer histórias em quadrinhos?

Arte: Arthur Dantas Metzger/Divulgação

Legenda: Videoaulas foram criadas pela impossibilidade de cursos presenciais. Uma série da Gibiteca com quatro videoaulas ensinará, de forma gratuita, sucinta e descontraída, os fundamentos de cada fase de preparação de uma HQ.

Os vídeos serão disponibilizados ao meio-dia de toda segunda-feira de agosto, a partir deste dia 9. O material pode ser acessado aqui: https://www.youtube.com/user/fcccuritiba/videos

Todas as aulas têm em torno de dez minutos de duração. Para a primeira videoaula foi convidado o roteirista, fotógrafo e editor Luiz Pacheco, que falará sobre roteiro. Nas próximas semanas ainda serão abordados desenho, com o quadrinista e coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco, arte-final com Jackson Lopes, e formas de publicação com Tayná Miessa – todos os artistas integrantes da equipe da Gibiteca.

 

Para mais opções, acesse: www.curitibadegraca.com.br .