Publicidade
Curitiba Lê

Semana de incentivo à leitura terá 'flash mob' na Praça Rui Barbosa

(Foto: Luiz Sequinel)

Grandes nomes da literatura brasileira vão se encontrar para discussões sobre incentivo à leitura, na Semana Curitiba Lê que comemora os 9 anos do programa da Fundação Cultural de Curitiba. O evento gratuito será feito de 8 a 11 de abril, com destaques na programação sempre às 19h, na Capela Santa Maria. No encerramento da semana, um "flash mob" de leitura está programado para acontecer na praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba.

Entre os participantes da Semana curitiba Lê está a presença de Maria Valéria Rezende com seu novo romance “Carta à rainha louca”. Já Rosana de Mont’Alverne Neto discute a censura no livro infantil e José Castello e vai promover uma grande roda de leitura.

Estão previstos ainda outros eventos, como cursos gratuitos sobre temas diversos e ações de roda de leitura, contação de histórias e varal literário nas Casas da Leitura das dez Regionais Administrativas da cidade.

Abre a programação, na segunda-feira (8/4), o debate ‘O direito à literatura: a censura do livro infantil na contemporaneidade’. A censura à literatura infantil é um velho fantasma que volta à cena contemporânea e a palestrante Rosana de Mont’Alverne Neto vai discutir casos específicos, mostrar como se manifestou a censura a livros na história e apresentar pontos para reflexão e debate.

Em parceria com o Litercultura, a Semana promove na terça-feira (9/4) uma grande Roda de Leitura com José Castello e leitores inscritos no momento, a partir de textos do próximo Litercultura. Outra ação literária está prevista para ocorrer na quinta-feira (11/4), com a mesa-redonda sobre ‘Ações de leitura e formação para o sensível’, com a presença de Bel Santos Mayer, Pierre André Ruprecht e Flávio Stein.

Ponto alto da programação é o pré-lançamento do romance “Carta à rainha louca” da escritora Maria Valéria Rezende. A autora pernambucana ministra a palestra ‘Leitura: caminho aberto para vários mundos’, nela fala de sua vivência que a leva a percorrer quatro continentes formando novos leitores, as várias experiências e modos de fazer brotar leitores e livros, de sua própria autoria e de muita gente.

Flash Mob

Encerra a Semana um encontro com o objetivo de incentivar à leitura, o “Flash Mob, o Leitor” na sexta-feira (12/4), das 16h às 17h, na Praça Rui Barbosa. Uma intervenção urbana do Programa Curitiba Lê, com o intuito de ocupar parte da rua com um grande número de leitores.

Todos os interessados devem se dirigir ao local indicado e ler, durante uma hora, um livro de sua preferência.

Uma das recomendações é que em momento algum, os participantes assumam que o evento foi previamente programado e que se chama Flash Mob para não comprometer o efeito da ação.

Programa

Criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos.

Atualmente o Curitiba Lê conta com 16 Casas da Leitura e o Bondinho da Leitura no Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro. Além dos espaços físicos, o programa o também promove ações diretas junto à comunidade oferecendo atividades de rodas de leitura e contações de histórias, laboratórios de leitura, palestras, seminários e oficinas de análise e criação literária.

Serviço:
Confira a programação completa: https://bit.ly/2YIbEmC

Inscrições para as Oficinas aqui:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQyMNF-FJTL5heZ-qd1RW84GjeASCwTJm7Rqd7S8XEGL2JVA/viewform?usp=sf_link

Inscrições para a Programação Especial no link:

encurtador.com.br/gkqW7

FLASH MOB “O LEITOR”
Data: 12 DE ABRIL (SEX)
Horário: 16h às 17h
Local: Praça Rui Barbosa

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES