Valdecir Galor/SMCS – Tiba é apresentado durante o lançamento da Semana de Trânsito em Curitiba

Foi lançada ontem a Semana Nacional do Trânsito. Em Curitiba, as ações já são desenvolvidas desde a semana passada e, ontem, foram divulgadas outras atividades voltadas à segurança no trânsito. Uma delas é reforçar que motoristas não devem dirigir após ingerir bebida alcoólica. Ação em conjunto com a iniciativa privada será realizada em bares e casas noturnas, nos próximos dias.
“O município tem feito sua parte, com ações constantes de engenharia, educação e, também, de fiscalização. Mas o cidadão também precisa fazer a sua”, alerta o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Outra novidade anunciada foi a de um novo personagem das campanhas de segurança no trânsito na Capital, o Tiba, que vai reforçar as orientações para o um trânsito seguro. “A ideia é que todo mundo se una na conscientização de que a obediência às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é do interesse de quem está andando na rua, de quem está conduzindo e também das famílias de todos os que estão andando na rua ou conduzindo”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Inclusão no trânsito
A solenidade de ontem também marcou o lançamento oficial do programa Trânsito Para Todos, voltado à inclusão e cujas atividades estão acontecendo pela cidade.
“O produto é um resultado consistente a partir das perspectivas dadas por todos os envolvidos na preparação do programa, que contou com representantes de órgãos de representatividade de deficientes físicos, cegos, surdos e com deficiência intelectual”, afirmou o diretor da EPTran, Claudionor Agibert.
Números
A cada uma hora e 10 minutos, uma pessoa é internada no Paraná em decorrência de algum acidente de trânsito. Segundo informações do Ministério da Saúde, entre 2014 e 2018 foram atendidos no estado um total de 37.752 ocorrências no Estado, número que apresenta tendência de crescimento nos últimos anos. Além disso, em mais da metade dos casos a vítima era um motociclista.
Não à toa, portanto, o foco principal da Semana Nacional do Trânsito, que começou ontem e segue até o próximo dia 25, são justamente os motociclistas. A campanha nacional, que neste ano terá como tema “No Trânsito o Sentido é a Vida”.