Publicidade
Tempo

Semana deve ser chuvosa em todo o Paraná, alerta a meteorologia

A semana deve ser de chuva em todas as regiões do Paraná. Desde este domingo (13), uma frente fria atua sobre o Estado com chuvas em setores isolados do Oeste e Sudoeste, na divisa com Santa Catarina. Durante a madrugada a frente evoluiria para as demais regiões na forma de pancadas localizadas. A previsão é que esse sistema dure praticamente a semana toda.

Assim como no domingo, as temperaturas seguem elevadas, especialmente no Norte e Noroeste, onde os termômetros ainda ficam acima dos 30ºC. Nos setores mais ao Sul, embora não haja previsão de calor extremo, as temperaturas ainda devem oscilar entre 26ºC no Sul e 27ºC em Curitiba.

Porém, a partir de amanhã, uma massa de ar mais fria deve predominar, derrubando as temperaturas máximas na Capital, que não deve marcar mais que 17ºC. Em Curitiba o tempo também fica chuvoso pelos próximos dias.

Temporada de chuva
A partir de agora, e até o mês de março de 2020, é o período mais crítico para precipitações atmosféricas, entre a primavera e o verão. Também é quando ocorrem com mais frequência as chamadas chuvas de verão, que podem vir potencialmente fortes em alguns momentos, causando transtornos e prejuízos para a população.

Para evitar transtornos maiores, como alagamentos, é possível algumas medidas de prevenção, como não jogar lixo nas ruas ou obstruir bueiros. O lixo jogado indevidamente causa problemas com o entupimento de bocas de lobo e galerias, colaborando para o acúmulo de água, especialmente nas baixadas.

O lixo jogado em rios também prejudica o escoamento das águas. O serviço de limpeza da Prefeitura costuma encontrar até mesmo grandes móveis dentro dos rios que cortam a Capital.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES