Valquir Aureliano – Prova de patinação

A semana quando Curitiba completa 326 anos está repleta de ações da Prefeitura e parceiros. Ao longo dos próximos dias a cidade vai ter inaugurações, a abertura de feiras, mutirões sociais e a tradicional festa de aniversário no Parque Barigui, com direito a brinquedões e muitas atrações.

Amanhã, na Câmara Municipal, acontece mais uma apresentação do Auto de Fundação da Cidade, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em comemoração aos 326 anos da capital. A encenação dura cerca de 15 minutos e reúne 13 personagens, entre índios e colonizadores, como o cacique Tindiquera e o capitão Mateus Leme, que contam o início da história do município. O Auto já foi apresentado em algumas regionais, mas até o início de abril deve percorrer todas as regiões da Capital.

Na quarta-feira, acontece a inauguração oficial do complexo cultural Cine Passeio e do segundo coworking público do país (Worktiba Cine Passeio). No dia seguinte o Cine Passeio abre suas portas ao público com a estreia do filme Albatroz, que será exibido simultaneamente nas Salas Luz e Ritz, às 20 horas.

Na quinta-feira, tem a inauguração da Horta Comunitária Marumbi/Audi-União, no Cajuru, a inauguração do Farol do Saber e Inovação Pablo Neruda, também no Cajuru.

Entre os dias 28 e 30 de março, o calçadão da Rua XV de Novembro receberá uma inédita Feira da Inovação, promovida pela Agência Curitiba. O evento, que terá como grande símbolo um gigantesco pinhão estilizado representando o Vale do Pinhão, reunirá startups e empreendedores que vão expor para a população tecnologias e soluções inovadoras.

Além da tradicional festa de aniversário no Parque Barigui , no domingo, a celebração do aniversário de Curitiba terá, no dia 29 de março, o Mutirão da Rua da Cidadania do Tatuquara, que irá oferecer para a população dezenas de serviços gratuitos, além de um casamento coletivo.

Ciclismo e patinação
No domingo (24), também como parte das comemorações do aniversário de Curitiba, o tradicional Passeio Ciclístico reuniu milhares de pessoas pela manhã. Segundo os organizadores foram mais de 5 mil participantes, um recorde.

No começo da tarde, uma maratona de patinação também reuniu atletas em competição no Capão do Imbuia. Foi a quarta maratona realizada na Capital. O local da prova foi a Rua Governador Agamenon Magalhães, no Capão da Imbuia, que também acolheu ao longo do dia as disputas do 31º Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo. Atletas de elite no nível nacional disputaram a tradicional prova de ciclismo de estrada de Curitiba.  

O mesmo circuito foi usado para a 4ª Meia Maratona de Patinação, no intervalo das provas de ciclismo. Cerca de 150 atletas da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, interior do Paraná e de Curitiba participaram da maratona.

O Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo e a maratona fizeram parte da programação do aniversário de Curitiba.