Valdecir Galor/SMCS – Pescados vêm compondo cada vez mais a mesa do brasileiro

Dados preliminares apontam que o consumo de peixe pelo brasileiro está em alta. Se até o meio do ano passado a estimativa era de 9,5 quilos anuais por habitante, no começo deste ano passou para 10 quilos. Parfa estimular ainda mais o consumo deste alimento, desde o início dos anos 2000 a indústria da área promove a Semana do Pescado, que neste ano acontece desde a semana passada e segue até este domingo.

Com mais de 2 mil lojas no Brasil inteiro aderindo à campanha. as redes varejistas aproveitaram o começo da Semana do Pescado para apresentar iniciativas com o intuito de incrementar a venda e consumo da proteína, informa a página oficial da Semana, mantida por associções e federações logadas à piscicultura no Brasil.

Em Curitiba, empreendimentos também aderiram ao movimento. Até o domingo, as redes Extra e Pão de Açúcar — que participam da 16ª Semana Nacional do Pescado — fazem promoções. A expectativa de crescimento nas vendas da categoria, que inclui peixes frescos, congelados, secos salgados e frutos do mar, em ambas as redes, é de 10% no período.

Maior produtor
O Paraná é, atualmente, o maior produtor de pescados do País. Na liderança nacional desde 2016, o Estado conseguiu ampliar no ano passado a sua produção em 16,7%, alcançando a marca de 123.000 toneladas ano.