Reprodução

A Faculdade Senac Curitiba Centro realiza de 9 a de agosto a Semana de Estudos e Pesquisas Feito no Paraná. Durante esses dias todos os pratos do Restaurante-escola Senac Curitiba serão preparados com produtos genuinamente paranaenses e com registro de Indicação Geográfica.

Com o objetivo de resgatar a culinária local e dos imigrantes, a Semana de Estudos e Pesquisas vai além das tradicionais culinárias italiana, alemã, polonesa e ucraniana, abrangendo também a influência árabe e japonesa do Norte do Paraná, holandesa nos Campos Gerais, e Indonésia na região de Carambeí. “A nossa intenção com essa semana é divulgar não só os produtos com indicação geográfica, mas também os produtos que temos no Paraná como um todo. Valorizando as cooperativas e os produtores locais. Além disso buscamos a capacitação da nossa equipe e dos nossos alunos”, explica o assistente de gerente do Senac Curitiba Centro, Gilberto Pereira Dias.

Além do cardápio especial que será servido, acontecerá palestras e workshops sobre o tema. Na segunda-feira (9), às 9h30, os instrutores de gastronomia Ken Francis e João Sotto, acompanhados do oceanógrafo e mestre em Sistema Costeiros e Oceânicos, Bryan Renan Müller ministram o Workshop Cozinha dos Imigrantes, para alunos, ex-alunos e o público em geral que se interessar pelo tema. O convidado para o bate-papo conheceu a pesca artesanal logo na infância, em meio às comunidades pesqueiras de Barra Velha e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O workshop será realizado no Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro.

Na quarta-feira (11), às 16h, o Senac convidou a historiadora, mestra em Patrimônio Cultural e especialista em História e Cultura das Bebidas, Ethiene Meira para falar sobre Hidromel e Cidra.

Programação

Todos os dias a partir das 11h30 a sugestão do dia, que inclui Entrada, Prato Principal e Sobremesa serão servidas por apenas R$ 32,00 por pessoa. Para garantir o lugar, o ideal é realizar reservas pelo telefone (41) 3219-4854. O Restaurante-escola Senac Curitiba Centro, fica localizado na Rua André de Barros, 750 e possui estacionamento próprio ou conveniado.

Entre os pratos servidos estão a Borscht de Irati com creme azedo, uma clássica sopa eslava feita à base de beterraba, a versão paranaense leva costelinha suína defumada. O Tagliateli com ragu de Cracóvia, uma massa artesanal servida com molho espesso de tomates e Cracóvia, iguaria regional produzida em Prudentópolis e o Sorvete de mate de São Mateus com calda de uva de Marialva.

Cardápio

09/08 – Entrada: Borscht de Irati com creme azedo. Clássica sopa eslava feita à base de beterraba, muito apreciada na Polônia, Ucrânia e Rússia, que na versão paranaense, leva costelinha suína defumada e será finalizada com creme azedo.

Prato principal: Tagliateli com ragu de Cracóvia. Massa artesanal servida com molho espesso de tomates e linguiça Cracóvia, uma iguaria regional, que apesar do nome homenagear a Polônia, foi criado por ucranianos na década de 60 na cidade de Prudentópolis.

Sobremesa: Baclava de pinhão com mel de Ortigueira. Tradicional doce árabe com pinhão das nossas araucárias, massa filo e mel com Indicação Geográfica da cidade de Ortigueira.

10/08 – Entrada: Escondidinho de cambira. O já conhecido escondidinho, ganha um recheio com o “bacalhau” caiçara, um peixe seco e depois defumado com sabor marcante.

Prato principal: Copa lombo suína de porco Moura glaceada com melado de Capanema e purê de cará. Corte suíno da raça Moura, um primo distante do porco preto ibérico, exclusividade do nosso estado e que segue o processo para reconhecimento de sua certificação de origem. Aqui ele é marinado em salmoura temperada, finalizado com melado da cidade de Capanema (glaceado) e servido com purê de cará.

Sobremesa: Cheesecake de goiabada de Carlópolis. A conhecida sobremesa americana com a cobertura da goiabada produzida com a goiaba da cidade de Carlópolis.

11/08 – Entrada: Rolinho primavera de linguiça Blumenau e molho de Poncã. Tradicional snack asiático com massa harumaki, linguiça Blumenau de Santa Felicidade, cebola, repolho, cenoura, shoyu e servido com molho agridoce de Poncã de Rio Branco do Sul.

Prato principal: Pintado marinado no missô e mirim, acompanhado de legumes salteados na wok. Muito presente nos rios do Paraná, este primo do bagre (catfish) com carne firme e saborosa, é servido da forma tradicional japonesa e acompanhado com legumes puxados na wok com molho de ostra.

Sobremesa: Sorvete de mate de São Mateus com calda de uva de Marialva. Popular no Japão e na Ásia, o sorvete de chá verde aqui ganha a sua versão com a erva mate de São Mateus do Sul e uma calda de uva da cidade de Marialva, ambos ingredientes com Indicação Geográfica de procedência.

12/08 – Entrada: Arancini de linguiça de pinhão. Bolinho de risoto recheado com linguiça artesanal de pinhão de Curitiba.

Prato principal: Cordeiro no Buraco desconstruído. Releitura do Carneiro no Buraco de Campo Mourão, aqui usa-se o cordeiro, cozido lentamente no ‘sous vide’ e servido com legumes e purê de maçã tipicamente holandês.

Sobremesa: Parfait de café do norte do Paraná. Uma sobremesa de origem francesa, elegante e sofisticada, feita em camadas e com o toque especial do tradicional café do norte pioneiro paranaense.

13/08 – Entrada: Folhado de siri flambado na cachaça paranaense. Servido com folhas nobres e vinagrete de vinho da RMC (Região Metropolitana de Curitiba).

Prato principal: Filé mignon servido com Funduta de queijo de Witmarsun e spätzle de espinafre. Corte bovino servido com molho cremoso de queijo da colônia Witmarsun e spätzle (típica massa alemã) de espinafre.

Sobremesa: Torta holandesa. Torta amanteigada estilo holandesa.

14/08 – Feijoada. A tradicional feijoada do Restaurante-Escola do Senac Curitiba, produzida com os melhores cortes suínos selecionados das cooperativas paranaenses. Servida com diversos acompanhamentos e com sobremesa inclusa.

Serviço

Semana de Estudos e Pesquisas – Feito no Paraná

Local: Restaurante-escola Senac Curitiba Centro

Endereço: Rua André de Barros, 750

Horário de atendimento: 11h30 às 14h