Divulgação – Cassia Kiss interpreta a feiticeira Haia Lachovicz

A segunda temporada já foi confirmada e tem famosos no elenco 

Destaques da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba e da 1ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá, a série “Desalma”, a Semana Nacional de Museus e o Memorial Paranista estão entre as notícias de semana do Curitiba de Graça para o Bem Paraná.

Confira e Boa leitura! 


Teatro Lambe-Lambe

Foto: Divulgação


Vanina Zequeira, do Movimiento Piruleta, da Argentina, que apresenta o espetáculo “La Mar” no dia 19 de maio.

Começou a 1ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá que vai até o dia 22 de maio. Ao todo são 28 espetáculos de sete estados do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e também do Distrito Federal, além da Argentina, Chile e México. Devido às restrições impostas pela pandemia, toda a programação será transmitida gratuitamente, até o dia 22 de maio, pelo YouTube e Facebook oficiais. Confira a programação completa: https://curitibadegraca.com.br/bienal-de-teatro-lambe-lambe-de-paranagua-traz-espetaculos-e-atividades-sobre-dramaturgia/


Desalma

Crédito: Larissa Guimarães

Foto faz parte do ensaio fotográfico, “Ukrainos”, ganhador do primeiro lugar do Festival Internacional de Fotografia de Paraty, realizado no final de outubro deste ano, em Prudentópolis.

Uma série brasileira inspirada em Prudentópolis, aqui no Paraná, conhecida justamente por concentrar boa parte dos imigrantes ucranianos no estado, será o foco do próximo Bate-papo Virtual CineSesc, promovido pelo Sesc de Paranavaí. A live abordará a produção “Desalma”, lançada pelo Globoplay em outubro de 2020 com grande audiência e que já tem a segunda temporada confirmada.

A conversa será o dia 22 de maio, às 15h, pela plataforma Microsoft Teams, com mediação de Edson Godinho, artista visual e técnico de Atividades do Sesc Paranavaí e Artista Visual. Para participar, é necessário fazer uma inscrição gratuita AQUI, até três dias antes do bate-papo. A classificação indicativa é de 16 anos.

Estrelada por Cassia Kiss, Claudia Abreu, Maria Ribeiro, entre outros, a série é dirigida por Ana Paula Maia, que mora em Curitiba. A história passa na fictícia cidade de Brígida, colônia ucraniana, que volta a comemorar Ivana-Kupala após 30 anos da festividade ter sido banida por causa da morte de uma adolescente.

Se você se interessou pelo tema, confira o ensaio fotográfico premiado feito pela fotógrafa curitibana Larissa Guimarães sobre a cultura dos descendentes ucranianos de Prudentópolis: https://curitibadegraca.com.br/fotografa-curitibana-retrata-casas-e-dia-a-dia-de-descendentes-ucranianos-em-prudentopolis/ 


Da Time para a Bienal

Foto: Isabella Lanave

Fotógrafa já figurou em lista de 34 jornalistas promissoras no mundo.

A 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba On-Line recebe na próxima quarta-feira (19/05) a artista visual e fotógrafa Isabella Lanave. A live discutirá os temas e processos criativos da artista, a partir das 19h, com transmissão no Instagram @bienaldecuritiba.

O trabalho de Isabella já foi citado pela revista Time, em 2017. No ano seguinte, esteve entre as selecionadas para o 6th New York Portfolio Review, nos Estados Unidos. O projeto Fátima, que a fotógrafa desenvolve com a mãe desde 2012 e pode ser visto no Instagram @sobrefatima, ganhou exposição individual no Centro de Fotografia de Montevideo, no Uruguai, em 2019. A fotógrafa também participa do Projeto Solo, apoiado pela National Geographic Society, acompanhando mães solo durante a pandemia da covid-19, desde o ano passado. O projeto pode ser acompanhado no Instagram @solonatgeo.

As obras da curitibana Isabella Lanave são influenciadas pela sua formação em Comunicação Social – Jornalismo e especialização em Saúde Mental e Psicanálise pela PUC-PR, com imagens que investigam questões relacionadas à saúde mental e suas interseccionalidades.


Semana de Museus

Crédito:Divulgação

O MUPA – Museu Paranaense participa da programação.

Nove espaços culturais de Curitiba participarão da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontece desta segunda, 17, até 23 de maio. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), esta edição propõe uma reflexão com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Museu da Imagem e do Som, de Arte Contemporânea, Museu da História da Medicina, Oscar Niemeyer, Museu do Expedicionário, de Arte da UFPR, Casa Alfredo Andersen, Espaço Energia Museu Copel e Museu Paranaense promoverão videoconferências, debates, apresentações de vídeos e exposições virtuais.

Um dos destaques da semana é o Ciclo de debates “O Presente e o Futuro da Educação Museal” do Museu Paranaense, que pode ser visto no dia 19, no canal do museu no YouTube. Confira a programação completa: https://curitibadegraca.com.br/programacao-da-semana-nacional-de-museus-reflete-sobre-o-futuro/


Memorial Paranista

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Galeria que dá acesso às salas de exposições do Memorial Paranista.

A prefeitura de Curitiba inaugurou oficialmente o Memorial Paranista, um complexo cultural de 6 mil metros quadrados no Parque São Lourenço, que conta com uma coleção de obras do escultor paranaense João Turin. A entrega simbólica das obras foi feita em 19 de dezembro de 2020 e marcou os 167 anos de Emancipação Política do Paraná. Agora, a abertura oficial faz parte dos 328 anos de Curitiba, celebrados em março.

Desde sábado (15/05), a população pode realizar agendamento para visitação gratuita pelo site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista. O Jardim das Esculturas, que fica em espaço aberto, pode ser visitado durante o horário de abertura do parque, das 6h às 18h, de segunda a sábado.

Já para quem ainda não se sente à vontade em sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura está finalizando um filme que estará, em breve, disponível no site do Memorial Paranista. O público poderá percorrer o Memorial Paranista e conferir como ficou a revitalização do Parque São Lourenço.

Para mais notícias culturais, acesse: www.curitibadegraca.com.br