Reprodução Correios

Os Correios lançaram nesta quarta-feira, 4 de maio, no Dia Internacional do Bombeiro, uma emissão postal Especial Profissão: Bombeiros. Com esta segunda emissão, os Correios dão sequência à série “Profissões”, que lançará selos postais relativos a cinco profissões brasileiras entre os anos de 2021 e 2025. O primeiro da Série Profissões abordou o gari, em homenagem a uma atividade muitas vezes invisível e essencial para o dia a dia de toda cidade.

O destaque da série é o bombeiro, profissional de grande importância, responsável pelo socorro e salvamento das mais diversas situações de emergências. O selo também traz a representação de bombeiros e algumas ferramentas de trabalho.

Desde o início da história da humanidade, o fogo foi grande fator de desenvolvimento mas também responsável por parte dos maiores desastres em devastação do meio ambiente e perda de vidas. A prevenção e o combate a incêndios é a principal atividade dos bombeiros, mas é só uma parte das muitas atribuições destes profissionais, que atuam em situações de risco, como acidentes, explosões, altura, desabamentos, perdidos em mata, emergências químicas com produtos perigosos, e têm papel importante na educação e nos serviços de proteção e defesa civil.

Se a história da profissão no mundo tem mais de 2 mil anos, no Brasil ela teve início em 1856, com o primeiro serviço público governamental na então capital Rio de Janeiro. Esse trabalho foi coordenado por engenheiros e executado por moradores e escravos, porém somente em 1880 estes coordenadores vieram a receber patentes de oficiais militares. Em 1876, em Manaus (AM), foi criado o primeiro serviço público Municipal de Bombeiros, que até antes era realizado por moradores de forma voluntária. Em 1892 foi formalizado o primeiro serviço público não governamental, os Bombeiros Voluntários de Joinville (SC).

Décadas após surgiram os primeiros serviços de bombeiros militares pelo País. No mundo, somente o Brasil possui serviços de bombeiros militares ou de polícia militar estadual ou distrital. Em todos os demais países, esses serviços são civis e municipais.

Para ingressar na profissão na área civil, a pessoa precisa ser certificada em curso profissionalizante reconhecido de nível básico ou ser diplomado em curso técnico ou superior. Então, como profissional da área, buscar aprovação em concurso público ou processo seletivo. Bombeiros e bombeiras poderão exercer a profissão em todo o País em serviços públicos ou privados. Já para a carreira militar, não é necessário que a pessoa tenha curso profissionalizante prévio. A própria corporação militar promove a formação de seus recrutas, bastando apenas os interessados passarem no concurso e também serem aprovados no curso interno de formação, exercendo assim a profissão exclusivamente na respectiva corporação.

Arte do selo – O selo traz uma composição de diversos bombeiros, demonstrando a diversidade de seus equipamentos e uniformes. Um dos uniformes representados, vestido pela bombeira do canto inferior esquerdo, é o padrão nacional adotado pelo Brasil. 

Na parte inferior, ao centro, é possível ver um cão de resgate. As mangueiras enlaçadas são símbolos da profissão e podem ser encontradas em diversos brasões das corporações existentes no País. Ao fundo, é possível ver as duas maiores áreas de atuação deste profissional: o meio urbano e o florestal.

A artista do selo é Adriana Shibata. A técnica utilizada foi computação gráfica. A tiragem é de 240 mil selos, com valor facial do 1º Porte da Carta (R$ 2,35). A folha, com 30 selos, estará disponível a partir desta sexta-feira, 6 de maio, na loja virtual e em breve nas principais agências dos Correios.