O Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde Trabalho Previdência Ação Social do Paraná (SindiPrevsp-PR) realiza um ato em defesa dos aposentasos nesta sexta-feira, 24, a partir das 9 horas em frente do prédio central do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). De acordo com o sindicato, o ato tem como objetivo mostrar à sociedade o caos do setor. 

O SindPrevs afirma que os servidores são contrários a nomeação dos reservistas das Forças Armadas para atenderem nas Agências da Previdência Social. Ainda conforme o sindicato, “estas pessoas já têm remuneração e vão ganhar um ‘extra’ para realizar atendimentos”. O Sindicato defende que “se for para trazer gente de fora para o INSS, deveriam convocar os aposentados do próprio INSS porque estes já sabem como proceder para atender e conceder os benefícios previdenciários.”

“O INSS está vivendo um verdadeiro caos anunciado. A FENASPS, Federação Nacional de Sindicatos de Previdenciários, já vem denunciando desde 2014 que o INSS iria enfrentar o caos se não houvesse reposição do quadro de pessoal para realizar atendimento e concessão de benefícios. E os sucessivos governos nada fizeram para resolver este problema anunciado”, diz o sindicato. 

Hoje, existem mais de 2 milhões de pedidos de benefícios para sem analisados e não há servidores suficientes para dar conta desta demanda.  Ainda conforme o SindiPrevs, nos últimos anos, vários servidores do INSS, mesmo já tendo tempo para se aposentar, adiaram as aposentarias porque sabiam que não haveria gente suficiente para atender nas Agências da Previdência Social.