O Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES/PR) promote promover uma manifestação no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), contra a reforma administrativa que tramita na Câmara dos Deputados. Representantes de sindicatos de servidores do Estado pretendem fazer uma vigília a partir das 4h30 da manhã para cobrar pessoalmente os parlamentares que embarcam de Curitiba a Brasília (DF).
No último dia 24, a comissão especial encarregada do assunto aprovou parecer do relator, deputado Arthur Maia (DEM/BA). Os sindicatos alegam que a proposta vai facilitar a transferência de dinheiro público para setores econômicos e empresários, abrindo espaço para a terceirização de serviços essenciais, como a educação e saúde.
De acordo com o FES, entre as mudanças que a categoria considera prejudiciais está o fim da estabilidade no serviço público, por meio de avaliações que facilitariam a perseguição política e o assédio, “se transformando num meio muito fácil para a prática de corrupção”. Além disso, haveria a possibilidade de redução salarial dos servidores.
Os sindicatos apontam também a possibilidade de contratos temporários por até 10 anos, sem concursos públicos, com o risco de aumentar o “apadrinhamento e a ocupação dos cargos por pessoas com menos qualificação”. Os sindicatos pretendem fazer pressão para que deputados da base do governo revejam suas posições de apoio à reforma.