As festas de final de ano estão chegando, época de viajar e comemorar com família e amigos. Quando a rotina é alterada, é difícil se manter na linha com a alimentação e exercícios físicos.

É possível treinar e se alimentar bem em qualquer lugar, mas nessa época é preciso mais atenção, por isso Thomas Falda, especialista em treinos do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos com uso de inteligência artificial, dá algumas dicas para se manter na linha durante o fim de ano.

1. Planeje-se com antecedência

Antes de viajar no fim do ano, é preciso planejar-se para conseguir fazer os exercícios, mesmo fora de casa e da rotina. O truque é sempre incluir as roupas adequadas nas malas, assim, sempre que tiver a oportunidade, mesmo no meio da viagem, é possível treinar por alguns minutos.

2. Convide os amigos e familiares para treinar

Convidar os amigos e parentes para se exercitar junto é uma boa saída para quem não gosta de treinar sozinho. Além de compartilhar mais um momento juntos, é uma oportunidade de apresentar novas modalidades de treino a eles.

3. Reserve tempo para treinar todos os dias

Outra dica para não deixar de lado os exercícios físicos nas férias também vale para a rotina normal: reservar previamente um tempo para treinar. A diferença é que esse horário deve depender da nova rotina estabelecida na viagem.

Algumas recomendações são treinar quando todos ainda estiverem dormindo, ou enquanto os companheiros estiverem assistindo televisão, por exemplo. Já se o treino vai ser conjunto, é preciso escolher um horário que funcione para todos.

4. Escolha o local

Ao chegar no local novo onde vai passar as festas ou férias, tome alguns minutos para encontrar um local perfeito para os exercícios dos próximos dias. Não é preciso ter uma academia à disposição. Com aplicativos como o Freeletics, os exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, basta um espaço de 2m² e o próprio corpo.

5. Cada minuto vale

Dedicar horas à academia é um hábito do passado. O HIIT, treino intervalado de alta intensidade, é perfeito para quando há apenas alguns minutos disponíveis, pois envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, maximizando resultados. .

No Freeletics, a ferramenta “Adapt Today” permite que o usuário diga quando está com pouco tempo disponível para aquele treino e oferece uma sessão de exercícios de apenas 15 minutos. Outra alternativa é ter à mão algumas séries de exercícios para fazer em apenas alguns minutinhos livres em meio às férias.

6. Leve lanches saudáveis

É muito fácil comer comidas pouco saudáveis ao viajar. Mas com algum planejamento é possível evitar o excesso de frituras, doces e comidas processadas. Leve de casa iogurte, frutas e castanhas, opções super práticas para ter sempre à mão. Ao comer fora, prefira proteínas magras como frango ou peixe e lembre-se sempre da salada e dos vegetais.

7. Voluntarie-se na cozinha

Não é de bom tom dizer aos seus pais, avós e amigos, que não vai comer a comida que eles fizeram. Mas uma oportunidade de comer de forma mais saudável, e ainda dividir o momento com os familiares, é se oferecer para ajudar na cozinha e preparar um acompanhamento, molho ou mesmo a sobremesa, aproveite para usar ingredientes saudáveis e deliciosos.