Valdecir Galor/SMCS

Neste sábado pela manhã (23/2), sete unidades de saúde de Curitiba vão abrir para a vacinação contra a febre amarela. São elas: Moradias da Ordem (Tatuquara), Pinheiros (Santa Felicidade), Sambaqui (Ganchinho), Tancredo Neves e Sabará (CIC) e Bairro Novo (Sítio Cercado).

Este é o quarto final de semana de 2019 em que a Prefeitura oferta um dia extra para que a população se vacine contra a febre amarela. A vacinação no sábado é uma alternativa a quem não consegue comparecer nas 110 unidades de saúde de Curitiba para se vacinar contra a doença de segunda a sexta-feira.

Balanço

De 1 de janeiro até esta sexta-feira (22/2), 167.656 doses da vacina foram aplicadas nas unidades de saúde de Curitiba – 54.577 em janeiro (média de 2.480 aplicações/dia) e as outras 113.079 em fevereiro (média de 6.282/aplicações dia).

Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela, mas a procura pela vacina aumentou depois da confirmação do primeiro caso da doença nos Paraná, em 28 de janeiro. Já foram confirmados quatro casos de febre amarela em 2019 no estado: um em Antonina, dois em Adrianópolis e um em Campina Grande do Sul.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira destaca que há vacinas para todo o público-alvo e que especialmente as pessoas que vão viajar para regiões de mata e litoral – onde o mosquito transmissor da febre amarela circula – devem estar vacinadas. “Nossa preocupação é que não se coloquem em risco nessas áreas sem estarem vacinados. A febre amarela não passa de pessoa para pessoa e sim pela picada do mosquito que está contaminado pelo vírus”, explica.

Indicação

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer.

Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.

A vacina é em dose única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose. Em Curitiba, uma forma de verificar se há o registro da vacina para quem perdeu o cartão de vacinação é baixar o Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS -, fazer um pré-cadastro e consultar a carteira vacinal pelo aplicativo.

Tire dúvidas sobre a febre amarela aqui. 

Unidades de Saúde que ofertam vacina neste sábado (23/2)

8h às 13h – Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)
8h às 13h – Unidade de Saúde Pinheiros (Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370, Santa Felicidade)
8h às 13h – Unidade de Saúde Umbará II (Rua Nicola Pellanda, 4800 – Umbará)
8h às 13h – Unidade de Saúde Sambaqui (Rua Roberto Dala Barba, 44 – Ganchinho)
8h às 12h – Unidade de Saúde Sabará (Rua Pedro Andretta, 3.030, CIC)
8h às 12h – Unidade de Saúde Tancredo Neves (R. Prof. Hilda Hank Gonçalves, 435, CIC)
8h às 13h – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)