Grandes lojas online brasileiras participam nos dias 12 e 13 de setembro do Brasil Game Day, ação que reúne ofertas de games, consoles e acessórios com descontos especiais. As promoções começam às 10hs do dia 12 de setembro e ficam no ar até às 23h59 do dia seguinte. Os consumidores interessados podem encontrar as ofertas no site oficial da ação: www.brasilgameday.com.br.

Lojas como Americanas, Casas Bahia, eFácil, Extra.com.br, Dell, Leader, Magazine Luiza, Netshoes, Nuuvem, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Sony Store Online, Submarino e Ubisoft já confirmaram presença na ação, que conta com o apoio da ACIGAMES – Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games.

O Brasil Game Day terá promoções de games de PC, Playstation 3 e Xbox, incluindo pacotes especiais, além de consoles diversos e uma variedade de acessórios, afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, empresa responsável pela ação. Esperamos incorporar a data no calendário de ações do varejo, repetindo a ação ano que vem, completa.

A Netshoes vai disponibilizar preços especiais para jogos, a partir de R$ 49,90. A SONY PlayStation preparou ofertas de jogos e pacotes especiais para o Brasil Game Day, como o pack Espartanos – com God of War 3, God of War 1 & 2 Collection e Uncharted 3; o pack Artístico com ICO / Shadow of The Colossus, Journey Collection e Heavy Rain e o pack Veteranos – que conta com os jogos GT5XL, Twisted Metal e Killzone 3. Entre os títulos disponíveis também estão God of War Ascension e Battle Royale.

A Ubisoft, por sua vez, confirmou alguns dos títulos que poderão ser encontrados com descontos nas lojas participantes do Brasil Game Day: Just Dance 4, Smurfs 2, Assassin’s Creed III, Splinter Cell Blacklist e Far Cry 3.

A loja online da Magazine Luiza comunicou que vai oferecer descontos em lançamentos e os principais jogos do momento. Outra participante da ação, a loja Nuuvem confirmou promoções em títulos das principais produtoras e desenvolvedores indies de games no mundo. Esperamos que esta seja uma ação para promover cada vez mais o mercado brasileiro de games, chamando a atenção para o crescimento da indústria nos últimos anos, afirma Thiago Diniz, CEO da Nuuvem.

A loja virtual Ricardo Eletro ainda não revelou detalhes sobre suas ofertas, mas adiantou que terá games lançados há menos de 1 ano com uma grande baixa de preço. Estamos alcançando o nível de promoções que os americanos e japoneses já estão acostumados a ter todos os anos. Isso vai ajudar ainda mais o atual crescimento do mercado de games no Brasil, conta João Paulo Ferrigno, analista comercial da MV Pontocom.

Além de impulsionar as vendas do setor, um dos objetivos do Brasil Game Day é o de atrair mais consumidores para o mercado legal de games. Um relatório da Aliança Internacional de Propriedade Intelectual (IIPA) realizado em 2012 apontou o Brasil como o quarto maior mercado para games pirateados.

Mesmo com os altos impostos, as vendas de games e consoles estão em pleno crescimento no país. Uma data própria no calendário do varejo é um grande marco para o setor, afirma Moacyr Alves, presidente da ACIGAMES.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Ipsos em parceria com a Estudos Marplan EGM, quase metade dos jovens brasileiros com idades entre 10 e 19 anos (44%) possuem videogames. Entre os adultos (de 20 a 29 anos) o índice passa para 33%; e para 32% entre os de 30 a 39 anos.

De acordo com informações da GfK, as vendas de consoles para videogames no Brasil cresceram 43% em 2012, o que corresponde a uma movimentação de cerca de R$ 1 bilhão. O mercado brasileiro de games também se destacou, os jogos movimentaram R$ 629 milhões em 2012, representando uma alta de 72% em relação ao ano anterior.