Luiz Costa /SMCS

Nesta terça-feira (12/2), o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal completa uma década de funcionamento. Para comemorar, os visitantes serão presenteados com mudas de abobrinha e pepino orgânicos.

Pioneiro, o Setor de Orgânicos do endereço curitibano foi o primeiro espaço destinado à cultura orgânica do Brasil dentro de um mercado municipal. São 22 operações presentes desde a inauguração.

Nestes dez anos, é visível o aumento da oferta de produtos, que hoje vão além de frutas e verduras. “Oferecemos uma variedade enorme de itens que chegam a surpreender nossos consumidores, são produtos que as pessoas nem imaginam que possam existir na cultura orgânica”, comenta Rose Bezecry, diretora financeira da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme ).

Entre eles, estão carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas. Tudo elaborado de forma sustentável, já que o orgânico não é somente um produto sem agrotóxicos ou insumos químicos. Um produto orgânico nasce com o objetivo de gerar sustentabilidade econômica e ecológica, envolve a proteção do meio ambiente, engloba a maximização de benefícios sociais, entre outros fatores que extrapolam, inclusive, o conhecimento de consumidores que hoje optam por consumir uma verdura ou fruta orgânicas.

Esses mesmos consumidores representam uma grande fatia de mercado, porque só em 2018 o crescimento do setor foi de 30%, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Eles fazem parte da forte demanda por produtos saudáveis e sustentáveis, sobretudo porque estão cada vez mais conscientes e optando por produtos com valor agregado.

Outro fator que gera esse aumento é a competitividade. “Hoje nossas hortaliças no Setor de Orgânicos tem preço mais competitivo com o tradicional, já estão mais acessíveis”, observa Luiz Gusi, secretário municipal do abastecimento.

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