Cerca de 1t de resíduos orgânicos gerados diariamente nas praças de alimentação do Shopping Eldorado, em São Paulo, estão recebendo a destinação correta. O projeto de compostagem nomeado de Telhado Verde foi lançado em 2012 e, desde então, transforma as sobras de alimentos em adubo e dá o destino correto à mais de 30% de todo o lixo produzido no empreendimento.

O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário,assim como a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os tradicionais aterros. Além disso, a horta ameniza a temperatura interna do empreendimento.

Durante o processo, enzimas especiais retiram o odor e a umidade dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras livres de agrotóxicos em uma área de 5 mil m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é produzida e destinada aos próprios colaboradores do shopping. Todos os alimentos produzidos no Telhado Verde são doados aos colaboradores do Shopping.


Frente Ambientalista debate 5 anos do Código Florestal

A Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná, coordenada pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), em conjunto com a Frente Ambientalista do Congresso Nacional, promove hoje (23), às 9h, na Assembleia Legislativa, um seminário para discutir os impactos, desafios e oportunidades após os cinco anos da implementação do novo Código Florestal. A Lei 12.651/2012, que criou a nova legislação no país, foi uma das mais polêmicas, pois, entre outros pontos, anistiou os produtores rurais que desmataram antes de julho de 2008. O Paraná é o terceiro estado a receber o seminário que tem o objetivo de traçar um diagnóstico da realidade de todos os estados brasileiros até o final de 2017.


Palestras sobre Logística Reversa 

O Grupo de Intercâmbio de Experiência em Meio Ambiente (GIEMA), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK Paraná), promove nesta quinta-feira (24), às 8h30, no escritório De Paola & Panasolo – Sociedade de Advogados, em Curitiba, evento sobre logística reversa, com o tema Logística Reversa no Brasil e na Europa. São duas palestras sobre Aspectos Jurídicos da Logística Reversa e Logística Reversa na Europa.