Divulgação

Pelo menos cinco shoppings de Curitiba anunciaram nesta sexta-feira (22) que vão reabrir as portas na próxima segunda-feira (25). Nesta sexta, o governo do Paraná publicou um decreto que permite a reabertura de shoppings, centros comerciais e galerias em todo o estado. Os shoppings haviam sido fechados há dois meses por causa da pandemia do coronavírus.

A normativa estabelece uma série de condições para os municípios orientarem esses espaços sobre o atendimento ao público, regulamentando o funcionamento dos pontos comerciais que já estão abertos no Estado ou aqueles que pretendem retomar as atividades.

A normativa estabelece uma série de condições para os municípios orientarem esses espaços sobre o atendimento ao público, regulamentando o funcionamento dos pontos comerciais que já estão abertos no Estado ou aqueles que pretendem retomar as atividades.

Segundo o Governo, os espaços que desejarem retomar as atividades devem elaborar e implementar planos de contingência, reduzir acesso às vagas de estacionamento e devem proibir o acesso de pessoas do grupo de risco (adultos com 60 anos ou mais, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças menores de 12 anos) ou com sintomas de síndrome gripal, entre outros requisitos. Além disso, só podem funcionar entre 12 e 20 horas. E os estabelecimentos precisaram garantir que todos usem máscaras de proteção contra a Covid-19.

O Jockey Plaza confirmou a reabertura e no dia irá informar como será o funcionamento e quais medidas foram tomadas para garantir a segurança de colaboradores, lojistas e clientes.

Depois, o ParkShopping Barigui confirmou a reabertura para segunda-feira. O shopping afirma que está adotando todas as ações necessárias para que o ambiente seja ainda mais seguro para todos os frequentadores.

O Palladium também vai reabrir na segunda-feira e diz que está adotando todas as ações necessárias para que o ambiente seja ainda mais seguro para todos os frequentadores.

O Shopping Jardim das Américas confirmou a reabertura para esta segunda-feira (25) e afirma estar comprometido com as recomendações decretadas pelas autoridades públicas e pela Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) e reabrirá observando as novas regras para o funcionamento. A reabertura vai ao encontro com a responsabilidade social do empreendimento junto a colaboradores, clientes e lojistas.

O Shopping Estação confirmou a reabertura apartir desta segunda-feira (25), das 12h às 20h, respeitando a nota orientativa 34/2020, publicada pela Secretaria de Saúde Estadual (SESA), que orienta a abertura dos centros de compras em horário reduzido. Nesse primeiro momento as lojas e a praça de alimentação voltarão a funcionar, já o cinema, teatros e as áreas de recreação infantil permanecem fechados.

O Shopping Curitiba também confirmou a retomada das atividades a partir desta segunda-feira (25), respeitando nota orientativa 34/2020 da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que permite a reabertura em horário reduzido, das 12h às 20h. Voltarão a funcionar as lojas e a praça de alimentação, já o cinema e parques infantis permanecem fechados, neste primeiro momento.

O Shopping Mueller vai reabrir na terça-feira (26), das 12h às 20h. 

Em comum, os shoppings contam com a responsabilidade e consciência de toda a sociedade para que os protocolos de higiene sejam seguidos.