Colaboração/Monica Coutinho

Escadas rolantes lotadas, filas nas lojas, muitas pessoas nas lojas. A 18 dias do Natal, os shoppings e lojas de rua de Curitiba já ficaram lotados neste fim de semana. O mesmo deve acontecer neste domingo (7), inclusive nas lojas no Centro da cidade, que já estão liberdadas para funcionamento. 

Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), o consumidor curitibano pretende gastar uma média de R$ 107 com presentes de Natal neste ano. O levantamento foi realizado pela Datacenso, que ouviu 200 consumidores e 200 comerciantes. A mesma pesquisa indica que os comerciantes de Curitiba esperam vender mais neste Natal: 56% dos comerciantes ouvidos acreditam que as vendas serão melhores do que em 2018. 

A maioria dos consumidores, 74%, pretende fazer as compras de Natal em shoppings centers. A internet aparece em 2º lugar, com 48% da intenção de compras. O comércio de rua ficou na última posição, com 46%.

Confira quais são os presentes desejados para o Natal, de acordo com a pesquisa:

Roupas (71%)
Brinquedos (48%)
Perfumes e cosméticos (37%)
Livros (28%)

Horário nas lojas de rua em Curitiba

De segunda a sexta-feira, as lojas vão ficar abertas das 9h até as 22h. Aos sábados, das 9h às 21h. Quem deixar para fazer as compras nos domingos, terá das 10h às 19h. No dia 24 de dezembro, o horário será das 9h às 18h.