Liberados

Comércio de Curitiba vai abrir no feriado de Tiradentes. Veja o abre-e-fecha completo

(Foto: Franklin de Freitas)

Na tarde desta terça-feira (20), durante reunião, o Sindicato dos Empregos do Comércio de Curitiba (Sindicom) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas Curitiba), deliberaram e se comprometeram a incluir na convenção coletiva, com data base em 1º de maio, autorização da mão de obra dos trabalhadores nesta quarta (21), mesmo sendo feriado de Tiradentes. Com a decisão, a maioria das lojas de rua e os shoppings vai funcionar normalmente nesta quarta na capital paranaense. As categorias representadas pelos sindicatos que assinam o termo e podem abrir no feriado são: lojistas do comércio varejista, atacadista e distribuidor, atacadista de medicamentos, varejo de maquinismos, ferragens, tintas e material elétrico, calçados, flores e plantas, carnes frescas e atacadista de madeiras, com atuação em Curitiba e Região Metropolitana. A estimativa é que 100 mil empresas da capital abram as portas nesta quarta.

De acordo com o documento, as horas trabalhadas serão descontadas dos dias em que o comércio ficou impedido de funcionar, devido às medidas adotadas para o combate e prevenção do Coronavírus adotadas pelo Estado e pelas prefeituras. Para cada hora trabalhada nesta quarta-feira (21) serão creditadas duas horas ao saldo devedor do empregado. Caso o empregado não tenha saldo devedor de horas a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

Na sexta-feira (16), já havia ocorrido o acordo do Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos do Estado do Paraná (Sincamed Paraná); Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR); Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico de Curitiba (Sinditiba Curitiba); Sindicato Varejista de Calçados de Curitiba e Região Metropolitana (Sindccal Curitiba e Região Metropolitana); Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas de Curitiba e Região Metropolitana (Sindiplan); Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado do Paraná (Sincarnes) e Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Paraná (Sincam Paraná), que também se comprometeram a incluir na convenção coletiva, com data base em 1º de março.

Supermercados

Supermercados, panificadoras, quitandas, frutarias, açougues, farmácias e postos de combustíveis também podem abrir no feriado desta quarta (21), desde que sigam os horários permitidos pela Bandeira Laranja em vigência na capital por conta da pandemia de Covid-19. 

O Mercado Municipal de Curitiba estará aberto normalmente. O funcionamento será das 8 às 18 horas. O Mercado Regional Cajuru também.

Armazéns da Família ficam fechados e as Feiras Livres Diurnas, Feiras Livres Noturnas e Gastronômicas, Feiras Orgânicas, Programa Nossa Feira e Sacolões da Família têm ponto facultativo.

Bancos e lotéricas

Bancos e lotéricas permanecem fechados.

No feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), a maior parte dos serviços municipais segue o cronograma que já havia sido divulgado no decreto da bandeira laranja. Veja como ficam alguns serviços na cidade. Supermercados, panificadoras e restaurantes podem abrir, seguindo os horários determinados pela Bandeira Laranja.

Unidades de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde ficam fechadas. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas. O transporte público opera com horários de domingo.

Parques

Parques permitem atividades físicas, feitas de forma individual e mantendo distância deoutros praticantes. Manter o isolamento social continua sendo a recomendação. Quem não puder evitar a saída de casa, deve usar máscaras de forma correta, ficar distante, no mínimo, 1,5 m de outras pessoas e manter a higienização das mãos.

Limpeza Pública

A limpeza pública coleta domiciliar (orgânico) não funciona amanhã. A Coleta Seletiva (Lixo Que Não é Lixo) funciona somente nos locais onde a coleta seletiva é feita apenas às quartas. A varrição manual apenas no anel central, com escala de domingo. Demais serviços de Limpeza Urbana estão suspensos neste dia.