De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor de shopping centers tem expectativa de faturar 8% a mais no período da Black Friday este ano, em comparação com 2017. Além dos descontos, os empreendimentos também oferecerão outras vantagens aos clientes, como horários diferenciados de abertura e estacionamento cortesia.
Na maioria dos shoppings, a Black Friday acontecerá durante três dias: 23, 24 e 25 de novembro. Os segmentos que irão alavancar as vendas são de telefonia, artigos de informática e vestuário, tendo como ticket médio de compras R$ 300. Em 2018, o otimismo do setor também é reflexo das operações multicanais lançadas recentemente por alguns grupos empreendedores, como plataformas de marketplace e sistema de delivery. 
“Hoje, o consumidor pode comprar no site do shopping e retirar na loja; ou escolher online e receber em casa; ou pesquisar no marketplace e ir até o shopping finalizar a compra. As operações são complementares. Essas novidades reforçam a nossa expectativa de fechar 2018 com crescimento entre 5,5% e 6%”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
A Black Friday deve movimentar neste ano R$ 2,87 bilhões no comércio eletrônico. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).