Franklin de Freitas

O faturamento dos shoppings neste Natal cresceu 9,3% comparado com o mesmo período do ano anterior (de 19 a 25 de dezembro), segundo o Índice Cielo de Varejo em Shoppings Centers – ICVS ABRASCE. Ainda de acordo com a pesquisa, os shoppings apresentaram melhor resultado comparado com lojas de rua (+7,2%) e ao total do varejo (+7,7%). O ticket médio também foi superior, nos shoppings fechou em R$ 110 , 25% maior do que em lojas de rua que obteve o valor médio de R$ 88.

“Tradicionalmente, esta é a data mais forte do varejo e, a cada ano, o setor se desafia em inovar para surpreender ainda mais os clientes. Os índices de crescimento do período demonstram essa versatilidade dos shoppings brasileiros em ofertar cada vez mais produtos e experiências diferenciadas”, declara o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Ainda segundo Humai, o mix de lojas diferenciado e sazonal teve impacto positivo na experiência dos clientes. “Os shoppings sempre ampliam a variedade nesta época do ano. Este fator, somado às novas operações multicanais dos empreendimentos, teve uma forte influência no desempenho deste ano”, afirma.

Com esses resultados, o setor deve superar a previsão do início do ano e terminar 2018 com crescimento acima dos 6%. Para 2019, a expectativa também é bastante positiva, uma vez que, historicamente, os shoppings têm apresentado crescimento consistente.

Fluxo

O fluxo de visitantes também registrou alta de 1,08%, em relação ao Natal de 2017, no período de 14 a 23 de dezembro. O monitoramento foi realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.