Simepar confirma que tornado passou pelo Paraná

Um tornado atingiu na tarde de ontem (21), por volta das 15h, a cidade de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná. Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, foi registrada uma formação na forma de gancho que se deslocou no sentido noroeste para sudeste.

A intensidade máxima dos ventos da estação meteorológica mais próxima à Chopinzinho foi de 106,2 km/h em Dois Vizinhos. Segundo o meteorologista Samuel Braun, a probabilidade de que um tornado atingiu o município fica entre 80 e 90%. Há uma estimativa com base no relato, velocidade do vento. Tudo leva a crer que houve um tornado, afirmou. Para o instituto obter mais informações, seria necessário o deslocamento de uma equipe teria de se deslocar até o local.

Segundo informações da Rádio Chopinzinho, duas propriedades foram atingidas. Numa delas, os fortes ventos destruíram galpões, estrebaria e parte da casa da propriedade, além de derrubar várias árvores. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Cinco estações meteorológicas do Simepar registraram ventos que chegaram próximo ou utrapassaram os 100 quilômetros por hora. Em Marechal Cândido Rondon, os ventos atingiram 119 quilômetros por hora, maior velocidade registrada na segunda-feira no Estado. No município de Entre Rios, os ventos chegaram a 115,6 km/h.